Como proteger seus filhos do bullying escolar?

A palavra bullying é um termo da língua inglesa, que não possui uma tradução exata para o português, mas é entendida como “intimidar”, “ameaçar”, “maltratar” e “oprimir”. O bullying é caracterizado por agressões físicas e/ou psicológicas de forma intencional e rotineira, praticadas por uma pessoa ou um grupo contra uma vitima desfavorecida.

Acontece que, com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil de proteger os filhos do bullying na escola, pois em muitos casos, as crianças sentem-se oprimidas e não contam aos pais o que está acontecendo.

Outra questão, é que as escolas não colocam em prática medidas cabíveis para a prevenção do bullying. É preciso criar um ambiente na escola de conscientização e empatia entre as crianças e adolescentes. A escola precisa adotar um discurso de repudio às agressões e adotar medidas de punição adequadas aos agressores.

Além do papel da escola, é preciso que as famílias da vítima e dos agressores se envolvam para impedir a continuidade dos abusos. As famílias são peças fundamentais para resolver o problema. O dialogo é essencial.

COMO COLOCAR EM PRÁTICA?

– Converse com seus filhos sobre o dia deles, como estão na escola, se algo ruim aconteceu e se gostariam de contar algo aos pais;

– Identifique os sinais: medo de ir à escola, problemas de concentração, dores de estômago, dores de cabeça, baixa autoestima, depressão, ansiedade e pensamentos suicidas;

– Seja um exemplo para a criança;

– Dê o primeiro passo e converse com a escola para que palestras sejam dadas sobre anti bullying. Inclusive, você mesmo pode palestrar e mostrar as crianças e adolescentes o quanto o bullying pode prejudicar o próximo;

– Peça teatral para conscientizar os alunos;

– Distribuição de mensagens de conscientização sobre o problema;

– Incentive a denúncia de qualquer agressão;

– Reúna-se com outros pais para serem uma linha de força contra o bullying escolar.

É muito importante manter os professores e os pais interligados sobre a vida dos filhos na escola para que qualquer problema seja resolvido. As medidas precisam ser colocadas em prática em conjunto escola e família.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Bullying: como proteger seu filho? https://victoriabuske.com.br/bullying-como-proteger-seu-filho/ Acesso em: 21 de Janeiro de 2019.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.