assistencia-funeral

Qual a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral?

O falecimento de um ente amado é um momento de extrema dificuldade. Além do sofrimento ocasionado pela morte de uma pessoa querida, há todas as questões burocráticas relacionadas ao funeral.

Por isso, é importante possuir dentro do seguro de vida a cobertura de um auxílio funeral ou de uma assistência funeral – sim, há diferenças entre as duas coberturas. Veja a seguir as informações detalhadas para entender bem cada uma delas.

Como funciona o Auxílio Funeral?

O auxílio funeral é uma cobertura que realiza o ressarcimento dos valores gastos em um funeral. Ou seja, os familiares são os responsáveis diretos por contratar uma empresa funerária e monitorar todo o cumprimento do serviço.

É possível adquirir o auxílio no plano individual, que abrange somente o contratante, ou familiar, estendendo aos outros membros da família como cônjuges e filhos até 18 anos, caso sejam estudantes universitários, até os 24 anos.

Para que o reembolso possa ser realizado, é necessário possuir as notas fiscais das empresas que prestaram o serviço funerário. É importante salientar que existe um valor limite para ressarcimento, ele é definido no momento da contratação do serviço. Este valor indenizatório da apólice e o beneficiário do ressarcimento constarão no contrato assinado.

E a assistência funeral, o que é?

Por sua vez, a assistência funeral é uma cobertura complementar no seguro de vida e quem é responsável pela contratação e execução de todo o serviço funerário é a seguradora.

Neste plano, não há ressarcimento e os beneficiários não podem escolher as empresas que prestarão os serviços. A seguradora contratará as empresas e supervisionará a qualidade de todo o processo visando que uma situação tão delicada possa ser a menos penosa possível aos familiares.

Os serviços do plano incluem as despesas com a cerimônia e sepultamento, taxas para emissão de documentos exigidos por lei e, caso o falecimento tenha ocorrido em outra região, o translado do corpo. Todas as especificidades devem constar no contrato previamente assinado.

Esta cobertura pode ser adquirida no plano individual e familiar também, assim abrangendo os dependentes.

Qual cobertura é a mais indicada?

Primeiramente, é preciso entender bem as especificidades de cada cobertura. Como explicado anteriormente, o auxílio irá ressarcir os gastos gerados com o funeral, dentro de um valor estipulado anteriormente através de um contrato. Todos os serviços deverão ser contratados pelos familiares beneficiários do seguro.

A assistência se difere já que a própria seguradora é responsável pelos trâmites legais, além da contratação e supervisão das empresas funerárias que prestarão os serviços. Dentro de um valor estipulado também e sem possibilidade de escolha das empresas contratadas.

É necessário entender qual delas se encaixa melhor dentro das suas necessidades. Porém, independente da cobertura escolhida, é preciso se atentar aos valores acordados e entender bem o contrato assinado. É uma maneira de se evitar situações desagradáveis em um momento tão delicado.

Por fim, possuir uma das coberturas funerárias dentro de seu seguro de vida é importante, afinal os valores gastos em um funeral são altos e muitas famílias acabam se endividando neste momento.

Conseguimos esclarecer as diferenças para você? A Riopae oferece uma das melhores assistências funerais do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e conheça melhor os planos da Riopae para a sua família.

Disponível em: Auxílio funeral ou assistência funeral: qual contratar? https://www.angelus.com.br/post/auxilio-e-assistencia-funeral#:~:text=Se%20por%20um%20lado%20o,servi%C3%A7o%20e%20pagar%20a%20mensalidade. Acesso em: 20 de Dezembro de 2020.

Related Posts

One thought on “Qual a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.