O impacto das redes sociais na saúde mental

O impacto das redes sociais na saúde mental

O impressionante avanço da tecnologia tem nos proporcionado diversos benefícios importantes, como as tecnologias médicas que nos auxiliam no cuidado com a saúde e nos proporcionam maior tempo de vida.

Da mesma forma, a tecnologia digital, através das redes sociais, surgiu com o intuito de nos aproximar daqueles que estão longe, aumentando assim, a nossa rede de contatos. No entanto, do mesmo modo que apresentam vantagens, essas ferramentas, se utilizadas de forma excessiva e sem os devidos cuidados, podem nos trazer mais prejuízos do que ganhos, como é o caso das redes sociais.

Quando utilizadas em excesso, as redes sociais acabam tomando mais tempo que deveriam de nossas vidas, e isso acaba gerando um impacto negativo sob a nossa saúde mental.

A busca por aceitação

Quem nunca postou uma foto ou algum outro tipo de post, a fim de receber a maior quantidade de “likes” possível? Isso reflete diretamente a nossa necessidade de buscar a aceitação do outro, pois essa é uma das formas negativas que encontramos para validar as nossas qualidades e até mesmo a nossa existência.

Por isso, não é incomum vermos pessoas desenvolvendo transtornos de ansiedade e depressão devido ao uso negativo das redes sociais, pois, quando não alcançam o número de “likes’ e seguidores suficientes, sentem o peso de um falso fracasso.

A baixa autoestima nos permite que vivamos em busca de aceitação do outro, sendo que, deveríamos estar em busca de nossa autoaceitação, para então sairmos desse ciclo vicioso que as redes sociais nos fazem participar.

As frustrações da vida real

Junto da busca por aceitação do outro, o comportamento de se comparar com a vida de seguidores das redes sociais pode gerar tamanha frustração com a própria vida.

Ao vermos tantas pessoas demonstrando uma falsa perfeição em suas vidas, automaticamente partimos em busca de uma vida perfeita, tal qual vemos nas redes.

Quando percebemos que nossa vida não é tão animada como dos nossos seguidores, entramos em um ciclo de ansiedade e depressão por nos sentir insuficientes. Daí, surge o FOMO, sigla para “fear of missing out” (medo de perder experiências). Portanto, passar tanto tempo nas redes sociais pode acabar sendo extremamente tóxico para algumas pessoas e levar até mesmo ao isolamento da vida social.

Por isso, cuidado. Avalie o tempo que você passa nas redes e como isso afeta a sua vida. Valorize sua autoaceitação e trabalhe para que sua autoestima não dependa de curtidas e comparações com o outro.

Como usar as redes sociais a nosso favor?

Quando não utilizada de forma excessiva, portanto, utilizadas por pouco tempo, as redes sociais podem sim ser utilizadas a nosso favor.

Como exemplo, para manter contato com familiares e amigos que moram longe. Ou ainda, serve para divulgarmos nosso trabalho e valorizar o trabalho de amigos e colegas.

Seguir profissionais que compartilham conhecimentos também pode ser uma ótima fonte para obter novas informações. No entanto, sempre se atente a como as redes influenciam na sua vida e como você pode utilizá-la ao seu modo, sem que isso te cause prejuízos em geral.

Gostou desse post e quer saber mais sobre o cuidado com a saúde mental? Então acesse o site da Riopae, entre em contato com o nosso atendimento e conheça os melhores serviços disponíveis na área da saúde para você!


Disponível em: Redes sociais e saúde mental: influência e impacto dessa relação. https://www.conexasaude.com.br/blog/redes-sociais-saude-mental/#:~:text=H%C3%A1%20muitos%20impactos%20observados%20na,e%20obsess%C3%A3o%20com%20o%20corpo. Acesso em 03 de agosto de 2022.


Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.