Como encontrar equilíbrio entre trabalho e família?

Não é de hoje que o tema equilíbrio entre trabalho e família é recorrente nas conversas entre adultos.

Todos concordam que não há uma fórmula exata e pronta para ser seguida por todos, uma vez que existe uma grande diversidade de configurações familiares e rotinas de trabalho.

Ainda assim, há alguns caminhos a serem seguidos que facilitam encontrar o equilíbrio entre trabalho e família e manter a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde em dia. É sobre isso que falaremos neste texto.

Trabalho para viver ou vivo para trabalhar?

Sim, parece batido, mas é uma questão importante de ser levada em conta: o quanto você trabalha por dia? E com quais objetivos?

Por amor ao que se faz, por necessidade, ou para atingir objetivos, há aqueles que se dedicam sem medidas à sua profissão, são os workaholic ou viciados em trabalho.

São as pessoas que colocam o trabalho em primeiro lugar e sobrepõem suas rotinas profissionais a quaisquer outras questões em sua vida. O sucesso é o motor primordial, principalmente se for profissional.

Especialmente para esse perfil de pessoas é muito importante estar atento aos sinais da Síndrome de Bournout , que é o esgotamento físico e mental provocado pelo stress e pela sobrecarga do ambiente de trabalho.

E se até 2019 existiam muitos workaholic por aí, com o home office forçado pela pandemia, algumas pessoas que não eram se tornaram. E há ainda o que passaram a sentir que estão investindo mais horas em trabalho do que deveriam.

Contudo, outra coisa que o home office trouxe, em meio a uma pandemia, foi o convívio constante com a família.

Ser família é ser presente

Durante a crise da Covid-19, muitas famílias que anteriormente só passavam as horas finais do dia reunidas, passaram a conviver, todos fechados num mesmo ambiente, sem interrupção. Um momento de conhecimento entre os membros do núcleo família, mas também de desafios de convivência.

Se por um lado foi possível para mais pessoas ter a oportunidade de acompanhar de perto a rotina de seus amados, por outro acentuaram-se as dificuldades de convivência.

A família é o pilar de nossas vidas e por isso é tão comum que as pessoas se sintam culpadas por passarem menos tempo com os seus queridos, do que com o seu trabalho.

E agora que o ambiente familiar está tão integrado com o profissional, a culpa é também o espaço que cada um deles ocupa na rotina e como cuidar dos que estão ao seu lado sem deixar o trabalho pra depois.

Afinal, a convivência familiar saudável é mais do que estar juntos, é ser presente.

Como equilibrar essas rotinas? Como encontrar equilíbrio entre trabalho e família? A resposta para essa pergunta que não se cala em nós são as dicas que veremos a seguir.

Rotina e organização pontos principais no equilíbrio

Os especialistas indicam que entre os meios mais eficientes para encontrar esse equilíbrio estão:

  • Manter uma rotina clara e definida. Hora de trabalho é para trabalhar. Os momentos da família são para a família, e o trabalho não pode atrapalhar;
  • Após o fim do turno desconectar-se do trabalho e pensar em outros temas e assuntos;
  • Ter um espaço separado e exclusivo para o trabalho, se possível, não invadir a rotina da família com o seu ambiente profissional;
  • Criar um ritual em família, seja um café da manhã, o momento da história de noite, ou do almoço. Aproveitar esse momento focado na família;
  • Deixar espaços em branco na agenda, ao invés de preenchê-la por inteiro assim sobra tempo para encontrar equilíbrio e descanso.

E, por fim, busque ajuda caso sinta que está no seu limite e não consegue conciliar as coisas, especialistas e terapeutas familiares podem ajudar com essas questões e proporcionar mais qualidade de vida para todos em casa.

Associados da Riopae tem desconto em consultas com diversos especialistas na Clinipae, inclusive psicólogos. Além de deixar sua família amparada sempre! Faça uma simulação do seu plano aqui.

Disponível em: Equilíbrio entre trabalho e família. https://www.ilo.org/brasilia/temas/g%C3%AAnero-e-ra%C3%A7a/WCMS_302653/lang–pt/index.htm. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.