previdência privada

Como planejar o futuro com a previdência privada?

A Previdência Privada é um investimento muito procurado para quem quer ter um futuro melhor e mais tranquilo na hora da velhice. Ela pode ser um complemento muito importante, especialmente para as pessoas com pouca contribuição para o INSS ao longo da carreira, podendo ser até a principal fonte de renda da pessoa que já não trabalha mais.

Vamos entender um pouco mais sobre a previdência privada. Acompanhe conosco!

O que é a previdência privada e qual a diferença dela para o INSS?

A previdência privada é um investimento de longo prazo. O cliente investe uma quantia de dinheiro todos os meses, para que a partir de um determinado momento no futuro, ele possa resgatar esse dinheiro acrescido de juros. O resgate pode ser feito com uma quantia mensalmente, como uma aposentadoria, ou o cliente pode optar por receber o seu dinheiro todo de uma só vez.

A principal diferença entre a previdência privada e o INSS é o seu sistema de captação. Na previdência social, o dinheiro que todos os contribuintes pagam de imposto já são utilizados para fornecer os benefícios aos aposentados e pensionistas – muitos deles não contribuíram ao longo da vida, mas ainda assim recebem o direito ao pagamento.

Na previdência privada, o que você investe ao longo do período de captação é totalmente seu. O dinheiro pago pelo cliente ao longo do tempo é aplicado pela instituição financeira, rendendo juros que serão acrescidos ao valor do resgate, quando o cliente decidir receber o dinheiro da previdência.

Além disso, como o INSS é um órgão público, ele está constantemente sujeito a pressões políticas que podem interferir na forma como o benefício é pago, o que pode fazer com que você, cidadão, tenha mais dificuldades para se aposentar, se aposente mais tarde ou receba menos mesmo após uma vida inteira de contribuição. Este risco político não acontece na previdência privada.

Tipos de previdência privada

Existe o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Estes dois produtos são bastante semelhantes, com a diferença que o PGBL permite dedução anual de até 12% do imposto de renda de pessoa física do contribuinte no momento da declaração, por isso, é recomendável para contribuintes que façam a declaração completa. Se você faz declaração simplificada ou vai investir mais do que 12% da renda em previdência privada, o mais indicado é o VGBL.

A previdência privada é considerada um investimento financeiro. Por isso, sobre ela incide imposto de renda. O contribuinte pode escolher pela tabela progressiva (quanto maior o resgate, maior a alíquota) ou pela tabela regressiva (quanto mais tempo de aplicação, menor a alíquota). Além disso, são cobradas taxas de administração por parte da instituição financeira.

As instituições oferecem diferentes planos de previdência privada. Algumas podem incluir seguro de vida e até mesmo benefícios para dependentes em caso de morte do cliente, com diferentes taxas e juros. Geralmente, é mais vantajoso para o cliente contratar previdência privada de corretoras e evitar os grandes bancos, pois eles praticam taxas abusivas de carregamento e podem ser extremamente burocráticos.

Quer saber mais? Conheça os planos da Riopae e acompanhe outros de nossos conteúdos.


Disponível em: Aposentadoria como planejar o futuro. https://blog.bb.com.br/aposentadoria-como-planejar-o-futuro/. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

Related Posts

2 thoughts on “Como planejar o futuro com a previdência privada?

    1. Olá Carlos! Tudo bem?

      Para simular nossos planos, você pode entrar em contato pelo whatsapp 21 981355577 ou pelo nosso telefone (21) 2757-5656. Nossos atendentes irão te orientar e tirar suas dúvidas! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.