saúde-financeira

Como a saúde financeira impacta a saúde emocional?

Sendo uma caixinha de surpresas que deve ser bem cuidada o tempo inteiro, a nossa saúde emocional pode se desestabilizar por diversos fatores.

Possuir boa saúde emocional é saber lidar com os problemas de rotina, ter alta produtividade, autoestima e sempre vê as coisas de uma forma positiva, equilibrando a vida com trabalho, mas aproveitando os prazeres e lazer.

Na vida adulta, existem diversas responsabilidades na rotina que acabam virando obstáculos diários a serem enfrentados, necessitando de uma boa estabilidade emocional para lidar com eles.

Um dos maiores problemas para os adultos são as contas, despesas e a falta de dinheiro.

Ao ter contas constantes a pagar que fazem com que se fique sem nenhuma quantia do salário para lazer e entretenimento ou nem se consiga pagar as contas, fica difícil possuir uma boa saúde emocional.

Sem uma saúde emocional equilibrada, a desmotivação, irritação e ansiedade aparecem, podendo gerar problemas sérios como a depressão.

No artigo de hoje, iremos explicar como a saúde financeira causa impactos negativos na saúde emocional caso não bem administrada e explicaremos como você pode controlar as suas finanças para ter uma vida mais saudável e alegre.

Consequências da instabilidade financeira para a saúde emocional

A organização financeira é algo que está bem distante da realidade de muitos brasileiros, que acabam fazendo gastos sem muito planejamento, gerando dívidas com juros impossibilitando a quitação e compras impulsivas que acabam gerando maiores despesas.

Com isso, a consequências dessas ações não planejadas resultada em um grande impacto na saúde emocional, causando ansiedade, estresse e quadros de depressão pela frustração com os problemas financeiros.

Sendo a única saída possível para os problemas, é extremamente importante procurar organizar melhor e planejar a vida financeira, colocando em pauta os gastos que são essenciais para a manutenção do bem-estar e saúde, descartando compras desnecessárias.

Tendo maior controle financeiro

Ao administrar melhor os gastos e melhorar o controle financeiro, se torna perceptível aos poucos que o dinheiro começará a sobrar e as dívidas irão sumir gradativamente, sobrando apenas os custos mensais essenciais.

O passo inicial é compreender a sua situação atual para que ela possa ser alterada para melhor. Anote os gastos fixos e variáveis para entender qual o seu custo de vida e considere a sua renda e a de quem compartilha as despesas com você.

Se grande parte da sua renda deve ser direcionada para contas e despesas, evite os gastos supérfluos, eles irão atrapalhar ainda mais o planejamento e causar uma bola de neve de despesas.

Utilizar dos aplicativos para gestão financeira também podem ajudar, dessa forma se fica ciente dos gastos mensais a partir de um dispositivo móvel, podendo até em alguns casos integrar contas de banco e cartão de crédito nos aplicativos.

Após isso, é preciso lidar com as dívidas acumuladas, principalmente as que estão muito altas para pagar. Veja se é possível realizar algum tipo de acordo, e a partir disso inclua no seu planejamento a quitação do débito.

Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional

Quando os problemas estão em graus muito elevados, não podemos ter vergonha e deixar de pedir ajuda profissional.

Afinal, o que melhor do que contar com o auxílio de alguém capacitado e especializado em uma área que pode resolver os seus problemas?

Caso esteja muito complicado de se estabilizar financeiramente, um contador pode analisar toda a sua renda e dívidas e traçar uma estratégia para lhe estabilizar novamente.

Se estiver com muitos problemas de ansiedade ou até mesmo com depressão, um psicólogo pode te ajudar a tratar o problema e voltar a ter uma melhor perspectiva de vida, tendo um melhor bem-estar.

Com o serviço de clínica médica e benefícios com empresas parceiras, a Riopae pode oferecer ótimas soluções para a sua saúde. Visite o nosso site e conheça!


Disponível em: O que é saúde financeira e como melhorar a sua. https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/o-que-e-saude-financeira-e-como-melhorar-a-sua/. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.