Por que o mês da mulher é comemorado em março?

Há mais de um século, o Dia da Mulher é celebrado em 8 de março. Mas, afinal, por que o mês da mulher é comemorado desta data?

O Dia Internacional da Mulher tem origem no movimento das mulheres operárias e, atualmente, é reconhecido mundialmente pela ONU. 

Hoje, a data nos convida à reflexão sobre as desigualdades de gênero, mas podemos celebrar as diversas conquistas femininas, visto que desde a criação da data muita coisa mudou.

Quer saber mais sobre por que o mês da mulher é comemorado em março? Então, continue a leitura e entenda!

Qual a origem do Dia da Mulher?

O ano era 1908 quando mais de 15 mil mulheres operárias saíram em marcha pelas ruas de Nova York protestando contra as jornadas exaustivas de trabalho, remunerações baixas e exigindo o direito ao voto. 

Assim, aquele momento marcante serviu como inspiração para que, um ano depois, o Partido Socialista da América declarasse o Dia Nacional das Mulheres.

Dois anos depois, em 1910, a ativista comunista e feminista Clara Zetkin passou a defender a criação de uma data internacional. 

A ideia foi proposta durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, que acontecia anualmente em Copenhague. Logo, as centenas de mulheres presentes, de diferentes nacionalidades, concordaram com a sugestão.

Dessa forma, um ano depois, em 1911, a data teve sua primeira comemoração. Em 2011, portanto, celebrou-se o centenário do Dia Internacional da Mulher.

Reconhecimento da data pela ONU

Apesar da data ser celebrada há mais de 100 anos, foi apenas em 1975 que a ONU reconheceu e instituiu o Dia Internacional das Mulheres. 

Desde então, a ONU e outras organizações têm celebrado os avanços contra as desigualdades de gênero, além de instituir ações políticas pela conscientização sobre as desigualdades.

Por que a data é celebrada no dia 8 de março?

Inicialmente, a ideia de pela criação do Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data definida. Essa data e todo o mês de março foram escolhidos depois de uma greve em 1917. 

Assim, em meio à Primeira Guerra Mundial, as operárias russas protestaram exigindo “pão e paz”, além do direito ao voto.

Depois de quatro dias de greve, o czar russo abdicou e foi instituído um governo provisório, o qual cedeu aos protestos e decretou o direito ao voto feminino.

Na época, a Rússia utilizava o calendário Juliano e a greve teve início no dia 23 de fevereiro. Contudo, no calendário gregoriano, utilizado no ocidente desde aquele período até os dias atuais, a data corresponde ao dia 8 de março. 

Por isso, a data foi escolhida para a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Por que precisamos de um Dia da Mulher nos dias atuais?

Com direitos trabalhistas, em teoria, garantidos igualmente a homens e mulheres, direito ao voto, direito ao divórcio, direito a licença maternidades e outros que foram conquistados com muita luta, muitas pessoas se perguntam: por que ainda precisamos de um Dia da Mulher?

O fato é que as desigualdades de gênero e a violência contra a mulher persistem na sociedade. No Brasil, mulheres recebem, em média, 20,5% menos que homens, desempenhando as mesmas funções e com o mesmo nível de escolaridade. 

Do mesmo modo, em 2022, o Brasil registrou mais de 30 mil ocorrências de violência contra a mulher apenas no primeiro semestre.

Hoje, a data é um importante momento para a conscientização sobre o que podemos fazer para tornar a sociedade mais igualitária para as mulheres e meninas. 

Portanto, a data também nos faz refletir sobre demandas específicas de gênero, classe e sexualidade, visto que a luta pelos direitos das mulheres é diferente para cada mulher.

A Riopae defende os direitos das mulheres e luta para que elas tenham salários compatíveis com os dos homens, acesso à saúde, inclusão na política e em todas as esferas.

Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

Disponível em: Mulheres ganham em média 20,5% menos que homens no Brasil. https://g1.globo.com/dia-das-mulheres/noticia/2022/03/08/mulheres-ganham-em-media-205percent-menos-que-homens-no-brasil.ghtml Acesso em: 07 de março de 2023.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.