As vantagens de contratar mulheres que são mães

Segundo o IBGE, atualmente no Brasil, são 40,8 milhões de mulheres que trabalham no mercado formal, sendo elas 43,8% dos trabalhadores em geral.

O publico feminino conquistou seu espaço e está construindo sua carreira profissional, podendo sustentar sua família e ter seus sonhos realizados. Hoje em dia existem direitos voltados para a gestante ser amparada após o nascimento do filho: a licença maternidade (o que antigamente não existia).

De acordo com o site G1, uma pesquisa divulgada pela Catho aponta que 30% das mulheres deixam o mercado de trabalho para cuidar dos filhos. Entre os homens, essa proporção é quatro vezes menor, de 7%. O levantamento foi feito em 2018 e ouviu 2,3 mil pessoas.

Mulheres que possuem apoio familiar e condições financeiras conseguem voltar ao trabalho após a licença maternidade. Porém, apesar de todas as mudanças durante os anos como métodos contraceptivos e o aumento da mulher no mercado de trabalho, a maternidade ainda é mais pesada para a mãe no trabalho do que a paternidade para o pai na visão do empregador.

POR QUE CONTRATAR MULHERES QUE SÃO MÃES?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Vagas.com, quase 71% das entrevistadas disseram ter sido perguntadas sobre filhos e planos de engravidar em seu processo seletivo mais recente. No entanto, essas perguntas não são feitas para o publico masculino.

Algumas empresas ainda são resistentes a gravidez de funcionárias. Em cada 7 mulheres, 3 sentem medo de perder seu emprego se engravidar e 22% delas não conseguem voltar ao mercado após o nascimento do filho. O erro dessas empresas é não olhar para os benefícios e vantagens de contratar mulheres que são mães. Entre as vantagens estão:

 1 – São mais dedicadas:

As mulheres que são mães e que precisam sustentar a casa tendem a ser mais dedicadas ao trabalho e tem mais foco nas funções que desenvolvem.

2 – Administram melhor o tempo:

Com a rotina agitada e atarefada, as mães precisam dividir bem o seu tempo para equilibrar os cuidados com o filho e as tarefas do trabalho. Por isso, ao desenvolver suas tarefas, elas os organiza de uma melhor forma para entregar tudo no prazo estipulado.

3 – São mais criativas:

As crianças usam a imaginação em quase tudo que fazem. Esse contato diário que a mãe tem o os filhos pequenos fazem com que elas entrem em um ambiente mais criativo e dinâmico, levando essa criatividade para o ambiente de trabalho.

4 – Enxergam melhor a realidade:

Por toda sua responsabilidade e amadurecimento, as mães tendem a identificar melhor os problemas e acontecimentos ao seu redor, podendo assim definir com mais clareza o que é prioridade e o que não é. Seu julgamento se torna mais racional.

5 – São melhores ouvintes:

Saber ouvir e ter empatia é uma habilidade rara e muito valiosa no mercado de trabalho. Muitas mulheres que são mães se tornam melhores ouvintes na hora de atender os colaboradores e clientes.

6 – Elas têm mais coragem:

Se tornar mãe é algo que te tira da zona de conforto e te faz encarar o mundo com unhas e dentes. Cada experiência nova te ensina a superar as dificuldades e a ter mais coragem perante as necessidades.

7 – Tem bom trabalho em grupo:

As mães são mais comunicativas, melhores ouvintes e tem bom desempenho no trabalho em grupo, em dividir tarefas, gerenciar equipes e prazos, são mais flexíveis em se adaptar ao ambiente de trabalho.

DIVIDIR A RESPONSABILIDADE

Ter filhos é responsabilidade dos pais e não apenas só de um deles. Por isso, a responsabilidade com médicos e outras tarefas que levam a ausência dos pais do trabalho deve ser dividida igualmente para ambos. Assim, nenhum dos dois terá efeitos negativos em sua carreira e poderão conciliar a criação dos filhos e a profissão de forma tranquila e sem ter sobrecarga de funções.

LEIA TAMBÉM: Esgotamento profissional: quando seu trabalho te deixa doente

Clique aqui e saiba mais!


Disponível em: Vantagens de contratar mães. https://www.taqe.com.br/vantagens-de-contratar-maes/#:~:text=Ao%20contratar%20m%C3%A3es%20a%20empresa,metas%20que%20precisam%20ser%20atingidas. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.