Síndrome do Ninho Vazio e a saída dos filhos de casa

A síndrome do ninho vazio é definida como sofrimento excessivo associado a sensação de perda do papel da função dos pais com a saída dos filhos de casa na fase adulta. Essa síndrome traz uma combinação de sentimentos de tristeza, melancolia, solidão, sensação de abandono e perda da própria identidade.

Essa síndrome é pontual, ou seja, ela possui um período exato de tempo para acontecer. Sua duração começa no instante da separação dos filhos e termina após a formação de uma nova ordem familiar.

A síndrome do ninho vazio é mais comum em culturas onde as pessoas, principalmente mulheres, se dedicam exclusivamente na criação dos filhos, deixando de lado seus próprios objetivos e carreira profissional. Esses sentimentos não aparecem em todos os casais perante a ausência dos filhos em casa, mas quando acontece, pode se desenvolver em diferentes graus.

SINTOMAS COMUNS

– Tristeza;

– Depressão;

– Distúrbios de sono;

– Melancolia;

– Raiva;

– Diminuição da libido;

– Distúrbios alimentares.

COMO SUPERAR?

– Sentimento de perda

Quando os filhos saem de casa para morar sozinho, viajar, estudar fora ou casar, não significa uma perda, mesmo que alguns possam ver dessa forma. Todos nós iremos seguir nossa vida e o apoio da família é essencial para a autoconfiança e a independência dos filhos.

– Não faça promessa para o filho não ir embora

Nunca devemos segurar os filhos em casa. Não crie barreiras e não jogue pedras no caminho deles. Além de deixa-los tristes, a relação entre vocês pode se deteriorar.

– Casal

Uma base sólida na relação do casal com cumplicidade e amor, o sentimento de perda tem menos chances de aparecer. A união do casal faz toda diferença.

– Filhos adultos

Todos nós iremos percorrer nossos próprios caminhos, construir sua vida, ter suas experiências e criar uma família. Crescer é preciso e faz parte da vida.

– Não é uma despedida

Não coloque na cabeça que a saída dos filhos de casa é uma despedida, é apenas uma mudança de endereço. O amor e o afeto que os filhos sentem pelos pais nunca mudarão.

– Viva para você

Em casos de pais que vivem para os filhos, essa é a hora de se dedicar a si mesmo, realizar seus próprios sozinhos, fazer o que gosta, viajar e aproveitar a vida sem culpa. Os filhos estão criados, mas a sua vida continua.

– Felicidade dos filhos

Se os filhos estão felizes com o caminho que estão traçando, devemos ficar felizes por eles, por suas evoluções e conquistas.

– Mantenha contato

A união da família deve ficar mais forte nesse momento. Mantenha sempre contato com eles, ligue, mande mensagem, marque um almoço e mostre que está orgulhoso por eles.

– Ajuda profissional

Se esse momento estiver extremamente de superar, busque ajuda de um psicólogo. Não é normal se sentir triste pelos filhos estarem felizes em outro lugar com outras pessoas.

Somos criados para ganhar o mundo, realizar sonhos e conquistar nosso lugar. Tudo isso fica mais fácil se tivermos o apoio e confiança dos pais.

LEIA TAMBÉM: A importância de tirar um dia para você

Clique aqui e saiba mais!



Disponível em: Como lidar com a síndrome do ninho vazio? https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/como-lidar-com-a-sindrome-do-ninho-vazio/#:~:text=A%20s%C3%ADndrome%20do%20ninho%20vazio%20%C3%A9%20um%20per%C3%ADodo%20de%20luto,muito%20de%20pessoa%20para%20pessoa. Acesso em: 04 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.