O carnaval chegou ao Brasil no século 17 através dos portugueses, inicialmente chamado de Entrudo com referência aos bonecos do carnaval de Portugal. O carnaval começou com inspirações de Veneza e o extinto carnaval romano. Desde o começo, essa festa já era uma mistura de diferentes costumes.

Desde 1917, o samba em forma de música e dança tem sido associada ao carnaval no Brasil. Nasceu na África e trazido ao Brasil pelos escravos dos portugueses que encontravam consolo nesse tipo de música em tempos de sofrimento. Eles usavam máscaras e fantasias feitas de penas, ossos, grama e outros elementos por acreditarem em seu poder de  invocar os deuses e afastar maus espíritos. Assim, surgiu o uso desses enfeites nas fantasias usadas no atual carnaval. Tudo isso fazia parte dos antigos costumes africanos.

AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES

O Entrudo: brincadeira popular de rua adotada pela classe média que prevaleceu até a metade do século 19.

As Grandes Sociedades Carnavalescas surgiram na segunda metade do século 19 e eram organizadas em parte por membros alta sociedade brasileira. Eles saiam às ruas fantasiadas em desfiles organizados com as mais diversas fantasias luxuosas e requintadas ao estilo europeu.

O cordões e blocos surgiram no final do século 19, sendo que o primeiro cordão que surgiu com registro histórico remete ao ano de 1886.

Os corsos de carnaval e batalhas de confete podem ser tidos como a nova formatação no século 20 dos antigos cortejos ou desfiles das grandes sociedades carnavalescas que dominaram a segunda metade do século 19.

Os ranchos carnavalescos eram associações que desfilavam pelas ruas ou faziam cortejo de carnaval de forma organizada. Acredita-se que as principais influências vieram de costumes influenciados pela cultura africana, como Congos e Cucumbis.

As Escolas de Samba surgiram na virada de 1930 e passaram a ganhar cada vez mais destaque em detrimento do desfile dos Ranchos.

RIO DE JANEIRO

Com a abolição da escravatura, muitos desses escravos se estabeleceram em lugares como a  Cidade Nova e Praça Onze, que se tornaram grandes centros de samba. Com a popularidade do samba, compositores, músicos e passistas passaram a se reunir regularmente para exibir seus talentos.

Com o crescimento do carnaval, surgiu a Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, que organiza os desfiles das escolas de samba no Carnaval do Rio até os dias de hoje. A “Deixa Falar” foi a primeira escola de samba em 1928.

No Rio de Janeiro, o carnaval ganhou força com a revitalização no século 20 da Avenida Presidente Vargas no centro da cidade. Assim surgiram os cordões, que viraram blocos, e as escolas de samba. Os desfiles foram feitos na Avenida Presidente Vargas até 1984 quando finalmente foi criado o Sambódromo e os desfiles passaram a ser feitos de forma ordenada, como nos dias de hoje.

(Avenida Central conhecida hoje por Av. Presidente Vargas)

(Sambódromo em 1984)

Após a implementação de uma festa organizada pelos burgueses na Sapucaí, a mistura de diferentes pessoas também ganhou forças nas ruas através de uma variedade de grupos que tinham diversos tipos de influencias, como: os grupos negros de Congadas (ou Congos), Cucumbis, grupos reunindo a população carente de negros e pequenos comerciantes portugueses (mais tarde conhecidos como Zé Pereiras).

O Carnaval Carioca é considerado o maior carnaval do mundo desde 2004 pelo Livro dos Records. Até os dias de hoje, o carnaval de rua na cidade é considerado 5x maior do que os festejos organizados pelas escolas de samba. São blocos com variados ritmos musicais.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: História do Carnaval. https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm Acesso em: 25 de Fevereiro de 2019.

Related Posts

One thought on “Você conhece a história do carnaval?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.