Esporte x Drogas: o poder do esporte na vida de crianças e adolescentes

Você já deve ter ouvido falar sobre os diversos benefícios que o esporte traz para a vida do ser humano: melhora a saúde, o fim do sedentarismo, aumento da autoestima, diminuição dos riscos de algumas doenças, aumenta a resistência muscular, combate a insônia, e entre outros benefícios que conhecemos.

Mas talvez você ainda não saiba que, além disso, o esporte é considerado um caminho que muitas vezes afasta crianças e adolescentes das drogas e más companhias. A prática de esportes em grupo favorece a interação com outras pessoas, ajudando-os a viverem melhor em sociedade, trabalho em equipe, exercita a empatia e a comunicação, ajuda a ter disciplina e a seguir regras e manter-se ocupado com atividades que agregam valor a vida de cada um. Imagine: quantos jovens que poderiam estar em uma vida de crime e drogas, estão hoje, competindo na Copa do Mundo?!

A prática de esportes tem sido recomendada cada vez mais por médicos como uma opção saudável e eficaz para o tratamento dos mais variados distúrbios de saúde e, principalmente, no combate ao estresse, ansiedade e depressão.

O atleta Carlos Alberto da Silva, conhecido como Carlão, é um jovem de 24 anos morador de Piraju em São Paulo que se envolveu com drogas na adolescência. Ele encontrou nas artes marciais uma maneira de se livrar das drogas e a busca por um futuro melhor. Carlos dedica aos treinos mais de seis horas por dia e participa de campeonatos de MMA. “Eu não me sentia satisfeito, fui buscando sempre algo mais forte, que me deixasse bem. Era como se eu precisasse daquilo mais que tudo, mais que água e comida. Não sentia prazer estando com a namorada, com os amigos, conversando com alguém, só sentia mesmo usando drogas”, lamenta.

Rogério Morihisa, médico e psiquiatra, é especialista na prevenção ao uso de drogas e desenvolve projetos afim de prevenir e tratar os transtornos causados por essas substancias. Ele explica que a família tem um papel fundamental na vida de crianças e adolescentes para o combate as drogas. “Na prevenção, é importante que a família promova um vínculo adequado com os filhos, tenha hábitos saudáveis de vida, dê todo o apoio possível aos filhos, mas sempre estabelecendo os limites necessários, e promova atividades conjuntas, como almoçar ou jantar, sair, praticar esportes e lazer”, completa.

O atleta Cigano deixa uma dica: “Eu recomendo às pessoas que procurem se exercitar e gastar as energias. Ao mesmo tempo em que se afastam das drogas, podem cuidar da saúde. Para quem quer tentar a carreira profissional, hoje em dia o esporte tem oferecido oportunidade para vários talentos e está crescendo cada vez mais. Se você ficar parado, nada vai acontecer. É preciso ir em busca do que se quer”.

É importante que estejamos de olho em nossas crianças e adolescentes, pois o mundo em que vivemos está cada vez mais traiçoeiro e perigoso. Muitas escolhas erradas são oferecidas a eles e a nossa responsabilidade é de conversar, conscientizar e mostra que o mundo tem outras opções boas a serem escolhidas.

E você, tem uma história de superação contra as drogas ou o esporte te ajudou a superar outras barreiras? Conte-nos sua experiência!

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: A importância do esporte no combate às drogas https://grupoaliancapelavida.com.br/a-importancia-do-esporte-no-combate-as-drogas/ Acesso em: 20 de Junho de 2018

Related Posts

One thought on “Esporte x Drogas: o poder do esporte na vida de crianças e adolescentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.