Apesar de serem bem pequenas, as crianças podem ter momentos de agressividade intensa. Nesse período de crescimento, elas estão no processo de aprendizagem de como lidar com o “não”, suas emoções e sentimentos. A raiva e agressão são maneiras, muitas vezes inconsciente, de dizer que algo a está incomodando.

Há vários motivos para uma criança apresentar um comportamento agressivo. Cabe a um profissional de psicologia realizar essa tarefa de identificar junto à criança e aos pais o motivo de tamanha agressividade. Porém, é comum encontrar esse comportamento quando os pais se separam, com a chegada de um novo irmão ou em uma criança sem limites, por exemplo. Elas encontram na raiva um jeito de expressar sua revolta com a situação. Quando não trabalhamos para reverter essa situação, essas crianças tendem a continuar com a agressividade para obter o que deseja.

De acordo com a psicóloga Ginette Dionne, da Universidade Laval no Canadá, 60 a 80% das crianças na fase pré-escolar e escolar, cujo desenvolvimento da fala foi lento, apresentam comportamentos agressivos devido os eventuais bullyings dos colegas que apresentam o desenvolvimento esperado, sendo assim, a sua maneira encontrada de se defender.

COMO AGIR?

– Tenha paciência;

– Não mostre medo ou espanto. Seja firme;

– Trate com amor e carinho. Não pague na mesma moeda;

– Converse com a criança. O diálogo é muito importante;

– Determine regras;

– Não pratique a violência verbal e física;

– Ensine a lidar com a raiva e frustrações;

– Use o elogio para reverter o mal comportamento.

– Buscar ajuda e orientação de um psicólogo;

– Se possível buscar auxilio de um psiquiatra também.

Os pais precisam ser fortes nesse momento e saber que os filhos não são agressivos por natureza, mas que se for trabalhado será revertido em um bom comportamento, pois isso tem como ser mudado.

Lembre-se que os pais são espelhos para os filhos. Se você não quer vê-lo agressivo, não seja agressivo. As crianças nos tomam como exemplos e tendem a repetir nossas ações por acharem que é o certo a se fazer. Seja um bom exemplo e um bom pai ou boa mãe. Tudo com amor e paciência pode ser mudado desde que a família fique unida para se tornar melhor.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Agressividade na infância: como lidar?  https://www.draligianeuropsicologa.com.br/agressividade-infantil/ Acesso em: 27 de Abril de 2019.

Related Posts

2 thoughts on “Como lidar com crianças agressivas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.