O mês de abril traz uma data comemorativa muito saborosa: a Páscoa. É uma tradição comemorar esse dia presenteando familiares e amigos com muitos chocolates.

Mas você sabe por que isso é uma tradição até os dias de hoje? Muitas teorias estão em torno dessa tradição. Então, não existe apenas 1 motivo. Mas vamos explicar as histórias mais comuns.

MITOLOGIA ANGLO-SAXÃ, NÓRDICA E GERMÂNICA

Tudo começou com a deusa escandinava Ostara que representa o primeiro dia de primavera. Essa estação começa no fim de março no hemisfério norte. Ostara é representada com animais ao seu redor, principalmente coelhos (símbolo da fertilidade) e segurando ovos na mão (símbolo do renascimento). Ostara é considerada a deusa da fertilidade, amor e renascimento.

O nome Ostara ou Eostre significa em alemão Ostern e em inglês Easter (Páscoa) está associado ao hormônio feminino estrogênio.

A Deusa Ostara era homenageada por admiradores através de ovos vazios pintados com cores chamativas, principalmente por mulheres que desejavam engravidar. Eles trocavam os ovos entre si para comemorar o fim do inverno e a chegada da primavera. Assim surgiu o nome “Ovos de Ostara” e consequentemente os “Ovos de Páscoa”.

CRISTIANISMO

A tradição da troca de ovos pintados já existia muito tempo antes do cristianismo. Era um costume que celebrava o início da primavera para obter uma boa colheita e os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.

Jesus era visto como o sol da primavera e por esse motivo no século IV d.C., a Igreja Romana declarou a celebração da páscoa em um domingo que simbolizava o dia do sol.

Em algum momento, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa e os cristãos passaram a relacionar a ressureição de Jesus Cristo aos ovos pintados, se referindo ao renascimento e vida nova. Assim, essa tradição milenar passou a ser relacionada ao cristianismo.

CHOCOLATE

O chocolate não tem tanto significado quanto a origem dos ovos e do coelho da páscoa, mas estima-se que os Pâtissiers franceses passaram a rechear com chocolate os ovos vazios de galinha e s pintavam por fora.

A partir do século XIX, os ovos de páscoa passaram a ser fabricados com chocolates e caíram no gosto popular que utilizamos até os dias de hoje ao redor do mundo inteiro.

Para cada povo a Páscoa tem sua origem e tradições, e basta a nós respeita-los. Por isso, da maneira que for, comemore essa data e como bastante chocolate. Feliz Páscoa!

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Origem do ovo de páscoa. https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/a-origem-ovo-pascoa.html. Acesso em: 16 de Abril de 2019.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.