Você pratica a equidade no seu dia a dia?

Essa palavra pode soar nova pra você, mas é uma dos termos mais antigos da humanidade. Equidade significa igualdade, imparcialidade, retidão, justiça natural; esse conceito é caracterizado pelo uso da justiça para reconhecer os direitos de todos, usando a equivalência para ser igual. Ela se adapta a regra a um caso específico, a fim de torná-la mais justa.

A equidade não é a justiça, mas compõe o conceito de uma justiça fundada na igualdade, na conformidade do próprio princípio jurídico e em respeito aos direitos alheios.

Simplificando esse termo, podemos citar o seguinte exemplo: João e Pedro querem comprar doces e pediram a sua mãe 5 reais para isso. Sendo que Pedro já possui 3 reais e João não possui nenhum dinheiro. Se baseando no termo da igualdade, a mãe daria 5 reais para cada, porém praticando a equidade, a mãe daria 5 reais a João e 2 reais a Pedro, para que assim eles fiquem iguais e compre a mesma quantidade de doces. Ou seja, a equidade avalia cada caso de uma maneira para que todas as pessoas fiquem iguais perante a sociedade.

A saúde é um direito de todos. A equidade no atendimento público de saúde garante que os mais vulneráveis recebam cuidados diferenciados, para que dessa forma, se igualem aos outros.

Entre os grupos que tem necessidades diferenciadas de atendimento e atenção à saúde está a população em situação de rua. Pensando nessa parcela da sociedade, o Governo Federal criou, em 2009, a Política Nacional para a População em Situação de Rua, que inclui ações de saúde. Esse grupo requer atenção e cuidados especiais devido à falta de alimentação saudável, à higiene precária e à ausência de abrigo, que prejudicam sua saúde. Em resumo, significa reconhecer que todos precisam de atenção, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos.

A ideia de equidade apresenta uma grande variedade de circunstâncias como no esporte, no colégio, na justiça ou no trabalho. Trata-se de um dos valores necessários para que a sociedade possa organizar-se sem excessivos desajustes. Quando não se cumpre a equidade ocorre uma situação de iniquidade, que é o mesmo que dizer injustiça.

E você, o que acha da equidade?

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: O que é Equidade? https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/o-que-e-equidade/ Acesso em: 22 de Maio de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.