Ficar gravida é um sonho muito desejado por várias mulheres, mas para algumas, é um medo sem fim. O chamado “tocofobia” é o medo extremo da gestação e do parto. Esse transtorno está intimamente ligada à quadros de transtornos de ansiedade, insegurança e o medo de errar.

A maternidade sempre gera algum receio, e isso é extremamente normal, todos nós temos duvidas durante qualquer fase, mas quando esse medo se torna um mal estar pode ser que haja um motivo mais sério por trás. É importante ressaltar que essa fobia não significa que a mulher não quer ter filhos.

SINTOMAS DE TOCOFOBIA

Pesadelos recorrentes;

Hiperventilação;

Suores e tremedeiras;

Pensamentos sobre a morte;

Crises de pânico;

Náuseas ou vômito;

Agitação;

Vontade de chorar ou gritar.

Depressão.

TIPOS DE TOCOFOBIA

Tocofobia primária – é o medo da gravidez e do parto antes mesmo da mulher engravidar.

Tocofobia secundária – normalmente acontece com mulheres que tiveram experiências prévias de gravidez ou parto traumáticas. O trauma pode estar relacionado a violência obstétrica.

TRATAMENTO PARA TOCOFOBIA

O tratamento é feito através de psicoterapia que ajuda a reconhecer e identificar as causas dessa fobia. O psicólogo trabalha com estratégias para enfrentar e acabar com o medo da gravidez e do parto.

Também é possível que as mulheres com tocofobia se submetam a terapia comportamental cognitiva, hipnoterapia (inclusive durante o parto).

Em caso de gravidez, é preciso que a família apoie a mulher grávida e a incentive em fazer o tratamento para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Leia também: Importância do diálogo entre pais e filhos



Disponível em: Tocofobia: conheça sobre o medo excessivo de engravidar e do parto. https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,tocofobia-conheca-sobre-o-medo-excessivo-de-engravidar-e-do-parto,70003415193. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.