O atual governo anunciou recentemente algumas mudanças nas regras para sacar o FGTS. Muitas dúvidas estão em torno desse assunto, pois são duas formas de retirar o dinheiro, além das regras para cada um deles.

Saque imediato será possível sacar, entre 2019 e 2020, até R$ 500 em cada conta do FGTS, inativa (de empregos antigos) ou ativa (do emprego atual). Essa opção não é obrigatória e o dinheiro pode ficar na conta sem problemas. Estima-se que 96 milhões de trabalhadores com contas no FGTS poderão ser beneficiados.

Para quem tem conta poupança na Caixa Econômica Federal, o dinheiro será depositado diretamente nessa conta automaticamente. E quem não quiser receber, deverá comunicar ao banco. Quem não tem conta na Caixa, poderá sacar o dinheiro nas datas abaixo.

Já o Saque-aniversário será possível sacar, a partir de 2020, uma parte do FGTS ativo uma vez ao ano. Porém, em caso de demissão, não terá o direito de sacar todo o dinheiro do fundo, apenas a multa de 40%. Os aniversariantes do primeiro semestre terão o seguinte cronograma:

– Nascidos em janeiro e fevereiro: os saques serão efetuados no período de abril a junho de 2020;

– Nascidos em março e abril: os saques serão efetuados no período de maio a julho de 2020;

– Nascidos em maio e junho: os saques serão efetuados no período de junho a agosto de 2020.

Após junho, os saques poderão ser feitos no mês de aniversário do trabalhador.

As duas opções devem ser comunicadas ao banco.

COMO CONSULTAR O SALDO?

O trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa ou diretamente no site do FGTS.

O QUE FAZER COM O SAQUE DO FGTS?

Para quem tem deseja sacar o FGTS, temos algumas dicas para quem não sabe o que fazer com o dinheiro.

1 – Pagar dívidas antigas: é indicado principalmente para o FGTS inativo. É o momento certo para utilizar esse dinheiro para renegociar as dividas e pagar a quem deve. Com essa noticia, as empresas só estão aguardando sua ligação para quitar a divida.

2 – Ter uma reserva para emergência: mesmo não sendo uma quantia muito alta, é aconselhável direcionar o saque do FGTS para uma poupança em caso de emergência.

3 – Antecipar o pagamento de dividas para não pagar juros: essa pode ser uma boa opção. Isso depende de dois fatores (a taxa de juros + taxas extras que você paga no seu financiamento ano a ano e a rentabilidade que você conseguiria investindo esse dinheiro numa tacada só). Estude bem suas opções.

Antes de tudo, é preciso ser consciente e aplicar esse dinheiro em algo construtivo que irá te trazer benefícios. Não gaste com bobeiras. Aja com sabedoria!

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Governo anunciou 2 tipos diferentes de saque do FGTS; entenda cada um deles. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/08/03/fgts-saque-aniversario-saque-imediato- diferencas.html. Acesso em: 12 de Agosto de 2019.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.