Mitos e Verdades sobre o Câncer de Próstata

De acordo com algumas pesquisas, é comum que os homens vivam menos que as mulheres porque muitos deixam de cuidar da saúde e não mantêm hábitos saudáveis.

Os homens não costumam fazer visitas periódicas ao médico, e a falta de realizar um check-up anual influencia a detecção de doenças em estágios mais avançados, como é o caso do câncer de próstata.

Porém, devido a esse fator, muitas vezes surgem alguns mitos e verdades relacionados à doença. Por isso, separamos abaixo alguns desses pontos. Veja!

O câncer de próstata atinge apenas idosos

Mito. Um dos principais mitos relacionados ao câncer de próstata é acreditar que ele atinge apenas os idosos. 

Contudo, por mais que o risco aumente, significativamente, após os 50 anos, uma porcentagem de 40% dos diagnósticos são feitos em homens mais jovens.

Porém, essa doença tende a ser rara em homens com menos de 40 anos. E mesmo que a maioria dos casos aconteça em homens acima de 65 anos, a cada hora surgem 7 novos casos.

Por isso, é importante que, independentemente da idade, os homens fiquem atentos a qualquer sinal da doença, além de fazer visitas periódicas ao médico.

Ter casos na família pode aumentar o risco de ter a doença

Verdade. Em geral, um dos principais fatores de risco do câncer de próstata é a hereditariedade. Portanto, quando o parente é de primeiro grau, as chances duplicam.

Além disso, quando são dois ou mais parentes, as chances podem multiplicar até cinco vezes mais. 

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Urologia aconselha essas pessoas a procurar o urologista desde os 40 anos de idade.

O tamanho do dedo indicador pode revelar câncer de próstata

Verdade. Essa é uma das verdades em relação à doença que mais parece mito, porém, quando o homem possui o dedo indicador maior que anelar, isso significa que ele possui 33% de chances de devolver a doença.

Esse fator está relacionado à exposição de testosterona intraútero. Assim, quando se tem níveis mais baixos antes de nascer, o homem tende a ficar mais protegido contra a doença, segundo o Dr. Adagmar Andriolo.

Existe exame que substitui o toque retal

Mito. Em todo o mundo, o exame de toque retal é considerado um dos mais importantes para a detecção da doença. 

De acordo com especialistas, é necessário que ele seja realizado todo ano, após os 50 anos de idade.

Entretanto, para pessoas que apresentam histórico de casos na família, é fundamental começar o acompanhamento a partir dos 45 anos. Mas também é necessário estar atento a qualquer sinal estranho e procurar um especialista.

Em suma, o câncer de próstata é uma doença que acomete milhares de homens e, por isso, o acompanhamento com o profissional se torna tão importante.

Venha conferir o nosso site e conheça os nossos planos.

Disponível em: Mitos e verdades sobre o câncer de próstata. https://centrodeoncologia.org.br/sua-saude/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata/. Acesso em: 16 de novembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.