O câncer de próstata pode acontecer a partir de que idade?

No Brasil, o câncer de próstata corresponde a cerca de 29,2% dos tumores que atingem o sexo masculino.

Apesar disso, muitos homens ainda têm dúvidas sobre o que é o câncer de próstata. Afinal, quando começar a realizar os exames? O câncer de próstata pode acontecer a partir de que idade?

Estatísticas do câncer de próstata

O site do Governo Federal mostra as taxas de câncer de próstata a cada 100 mil homens.

No mapa, o Pará é o estado com menos casos, um total de pouco mais de 21 casos de câncer para cada grupo de 100 mil homens.

O Tocantins, em comparação, apresenta quase 95 casos para o mesmo número de 100 mil homens.

O Atlas da Mortalidade aponta pelo menos 15.841 óbitos decorrentes do câncer de próstata no Brasil no ano de 2020.

O câncer de próstata pode acontecer a partir de que idade?

As chances de desenvolver câncer de próstata aumentam com a idade. O Governo Federal aponta que 9 em cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata têm mais de 55 anos.

Entretanto, ainda na juventude, é importante que o homem se eduque sobre o tema, para poder ficar atento aos sintomas que podem ou não aparecer com o passar dos anos.

E quanto mais avançada a idade, maior a atenção a sinais como:

  • Dificuldade ao urinar;
  • Sangue na urina;
  • Demora para começar e terminar a urinar;
  • Diminuição no jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia.

Esses são apenas alguns sinais de alerta para o câncer de próstata. Entretanto, na presença de qualquer um desses sintomas, evite conclusões precipitadas e procure uma profissional.

Fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata

A idade do homem figura como fator de risco principal. Como mencionado acima, quanto mais velho, maiores as chances de surgimento do câncer de próstata.

Além disso, o histórico de câncer na família e homens com câncer de próstata antes dos 60 anos aumentam a necessidade de ficar alerta a qualquer sintoma.

Entre os fatores de risco, pode-se acrescentar a obesidade. Em geral, o excesso de peso vem acompanhado de alimentação desregrada e hábitos sedentários, ou seja, condições que contribuem para o desenvolvimento de câncer de próstata.

Sem sintomas: realizar ou não exames de rastreamento?

Nesse sentido, o homem pode querer realizar exames para rastrear um possível câncer de próstata mesmo sem sintomas. 

Para isso, os exames mais comuns são os de sangue para dosagem da proteína PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal.

Entretanto, o INCA não recomenda a realização de exames com a finalidade de rastrear o câncer de próstata. Esta é, inclusive, uma prática não recomendada, pois pode gerar ansiedade desnecessária ou até mesmo diagnósticos errados.

Homem, como cuidar melhor da saúde?

A melhor forma de cuidar da saúde é se manter informado e com hábitos saudáveis. Portanto, ao primeiro sintoma, busque ajuda médica e realize os exames necessários.

Além disso, fique de olho na campanha Novembro Azul, que acontece todos os anos e oferece informação de qualidade e conscientização sobre o câncer de próstata e seus riscos.

Para outras soluções em saúde, conheça os planos da RIOPAE.



Disponível em: Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso. Acesso em: 23 de novembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.