A saúde do homem em foco no Novembro Azul

Novembro é o mês do Novembro Azul, quando acontece a campanha anual para chamar a atenção para a saúde masculina, como câncer de próstata e câncer de testículo. 

Sendo assim, é também um ótimo momento para lembrar aos homens que eles precisam cuidar de sua saúde em qualquer idade.

Os homens têm uma expectativa de vida mais curta que as mulheres e são três vezes mais propensos a morrer por diversos problemas de saúde.

Apesar disso, existem maneiras simples de reduzir o risco de morte precoce. Continue lendo para conhecer hábitos que deixam a saúde do homem em foco no Novembro Azul.

Faça uma caminhada matinal

Começar seu dia com uma caminhada rápida é uma ótima maneira de aumentar seus níveis de energia, aliviar o estresse e melhorar o seu humor. 

Por isso, uma caminhada matinal também é uma boa maneira de fazer seu coração bombear e seu sangue fluir para evitar a apneia do sono, que é mais comum entre os homens.

Desse modo, uma caminhada matinal também pode ser útil para diminuir o risco de doença cardíaca ou diabetes tipo 2. 

Além de tudo isso, as pesquisas mostram que exercícios regulares podem ajudar você a dormir melhor e conseguir descanso que precisa.

Ter uma dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada pode ajudar você a permanecer saudável em qualquer idade. Além disso, também ajuda a manter o peso ideal. 

Dessa forma, a alimentação saudável e rica em alimentos à base de proteínas é recomendada para todos, e especialmente para os homens. 

Do mesmo modo, uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e feijões pode diminuir seu risco de diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Os homens devem procurar obter cerca de 10% de suas calorias diárias de proteína (cerca de 46 gramas por dia, em média), sem exagero.

Gerenciando o estresse

O estresse é uma parte normal da vida, mas pode tornar-se insalubre caso se torne crônico. 

Logo, o estresse crônico está ligado a muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e diabetes, assim como o aumento do risco de depressão e distúrbios de ansiedade.

Por sorte, você pode tomar medidas para reduzir seus níveis de estresse. Dormir o suficiente, permanecer ativo e praticar exercícios de atenção são algumas delas.

Contudo, pesquisas demonstraram que os corpos dos homens respondem de forma diferente ao estresse do que os corpos das mulheres. 

Enquanto as mulheres mostram níveis mais altos de estrogênio hormonal quando estão estressadas, os homens têm mais probabilidade de mostrar níveis mais altos de cortisol.

Adormecendo corretamente

O sono é crucial para sua saúde física e mental. Afinal, esse é o momento em que seu corpo se repara e se regenera.

As pesquisas sugerem que o sono deficiente pode contribuir para o risco de muitas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes, derrame e certos tipos de câncer.

Distúrbios do sono, como a insônia, também são comuns entre os homens. Pesquisas mostram que muitos homens adormecem adequadamente apenas cerca de 50% do tempo. 

Se você tiver dificuldade em adormecer, tente fazer algo relaxante antes de ir para a cama, como ler ou ouvir música.

Os problemas para dormir podem ser sinais de uma condição mais grave, como depressão ou ansiedade. Se você tiver problemas para dormir, fale com seu médico sobre soluções.

Manter um peso saudável

A manutenção de um peso saudável é importante para sua saúde. O excesso de peso pode aumentar seu risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.

Infelizmente, muitos homens têm excesso de peso ou são obesos. A melhor maneira de diminuir seu risco é fazer uma dieta saudável, fazer exercícios suficientes e manter um peso saudável.

Dessa maneira, uma modesta perda de peso já pode trazer benefícios à saúde. Contudo, não deixe de procurar o médico e fazer exames regularmente.

Deseja conferir outros conteúdos a respeito de saúde masculina? Então, visite o nosso site, conheça nossos planos e entre em contato com o nosso atendimento!


Disponível em: Como homens podem cuidar da saúde nas diferentes fases da vida? https://sciath.com.br/como-homens-podem-cuidar-da-saude/. Acesso em: 01 de novembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.