Maus tratos aos animais: como combater?

Os animais são seres que fazem parte de nossa vida e só quem tem um animal de estimação sabe quanta felicidade eles trazem. Ouvir um latido feliz quando você chega em casa, ou um miado ansioso quando está esperando a comida são uma das pequenas alegrias que os animais nos proporcionam.

Infelizmente, esses seres indefesos são alvo de muita crueldade. Maus-tratos aos animais são um grande problema presente em nossa sociedade, independente da classe social. Maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de1998, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

São considerados maus tratos: violência física e psicológica; o abandono de animais em qualquer lugar; mantê-lo acorrentado; abrigar o animal em um ambiente pequeno, sujo e sem ventilação adequada; não abriga-lo contra o sol e chuva; privar de cuidados veterinários; não dar água e comida diariamente; explorar o animal a trabalhar; criar animais para procriação com fins lucrativos; uso do animal para entretenimento; promover rodeios, brigas e competições que ferem o animal; aprisionar o animal em jaulas e gaiolas; entre outros.

Os animais não tem voz, por isso precisam de nossa ajuda para falar por eles. Listamos algumas formas de como você pode ajudar um animal em caso de maus-tratos.

– Ao presenciar o ato, chame uma testemunha ou registre através de foto e vídeo;

– Anote todas as informações possíveis, como: data, local, horário e informações sobre o agressor;

– Entre em contato com a polícia para registrar um boletim de ocorrência ou até mesmo para pegar o agressor em flagrante;

– Faça o possível para tirar a guarda do animal do agressor. Mesmo que você não possa ficar com ele, tente um lar provisório ou uma adoção responsável.

A população do Rio de Janeiro, graças à Comissão de Defesa dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ganhou dois canais para quem quiser denunciar maus-tratos: os relatos podem ser feitos pelo telefone 0800-2823595; o atendimento é de segunda à sexta entre 9h e 18h. As denúncias também podem ser encaminhadas para o e-mail comissaodireitodosanimais@alerj.rj.gov.br. Para denunciar, basta mandar texto e fotos comprovando as alegações, que a Comissão irá apurar os casos com rigor.

O combate contra os maus tratos precisa ser feito e a iniciativa vem de cada um de nós. Não fique calado!

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: O combate aos maus tratos a animais no Brasil https://www.pratiqueredacao.com.br/tema-de-redacao/combate-aos-maus-tratos-dos-animais-no-brasil. Acesso em: 07 de Maio de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.