É grátis! Lugares para visitar no Rio de Janeiro sem pagar nada

O Rio de Janeiro continua lindo, e apesar de todas as turbulências, há muita coisa legal pra explorar nessa cidade grande e gastando muito pouco, é claro.

Mesmo com pouco dinheiro, é possível fazer muitos passeios históricos e divertidos. Basta conferir nossas dicas, colocar um sapato confortável, uma garrafa de agua na bolsa e partir para as aventuras no RJ.

Confira!

TRILHA NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

O Parque Nacional da Tijuca protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953ha de Mata Atlântica. É dividido em três setores de visitação: Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea. O parque abrange os pontos turísticos: Cristo Redentor, Vista Chinesa, Pedra da Gávea, Parque Lage e Paineiras.

É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros. Os programas para fazer são: áreas para piquenique e churrasco, voo livre, escalada, trilha, ciclismo, banho de cachoeira, rapel, contemplação, observação de aves e outras atividades.

Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h e até às 18h no verão. As visitas guiadas são às 9h, mas é preciso chegar ao parque às 8h30.

A entrada no parque é gratuita, exceto ao Corcovado. Para mais informações, acesse: Parque Nacional da Tijuca

PARQUE LAGE

Situado dentro do Parque Nacional da Tijuca, a história do local começou em 1811 quando Rodrigo de Freitas Mello e Castro compra uma fazendo que era um engenho de açúcar. Em 1859, o parque passa a pertencer a Antonio Martins Lage, no qual o nomeia de “Parque dos Lages”. Após alguns anos, em 1913, seu neto Henrique Lage reprojeta o local para ficar perfeito aos olhos de sua esposa, uma famosa cantora de ópera da época.

Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. E nos dias de hoje, o parque é um lugar de lazer aberto aos visitantes de forma gratuita, com lindas paisagens, entretenimento e restaurantes. É um ótimo lugar para um passeio romântico.

Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h e até às 18h no verão.

Para mais informações, acesse: Parque Lage

BOULEVARD OLÍMPICO E MUSEUS

A Região Portuária foi revitalizada há poucos anos e trouxe um brilho maior a região que estava mais abandonada, virando um grande ponto turístico no Rio de Janeiro. Os locais de entretenimento gratuitos são:

Passeios, caminhada, corrida, bicicleta, skate: Píer Mauá, Praça Mauá e Orla Conde;

Museus gratuitos toda terça-feira: Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio;

Musica: Pedra do Sal;

Passeios históricos: Jardim Suspenso do Valongo, Institutos dos Pretos Novos, Mosteiro de São Bento, Centro Cultural Banco do Brasil (gratuito as segundas-feiras);

Para mais informações, acesse: Visit Rio  – CCBB

ARCOS DA LAPA E ESCADARIA SELARÓN

Os 42 arcos da lapa foram criados por índios e escravos no período colonial para levar água à população. Hoje em dia é utilizado para a passagem do bonde.

Já a escadaria Selaron começou a ser criada nos anos 90 pelo chileno Jorge Selarón que teve a iniciativa de mudar o mal visual da escadaria. Lá, contem azulejos de diversos lugares do mundo.

São ótimos lugares para tirar fotos no estilo retro da cidade do Rio de Janeiro.

Para conhecer mais lugares para visitar no Rio, acesse: Riotur

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: 21 opções de passeios gratuitos no Rio de Janeiro. https://www.worldpackers.com/pt-BR/articles/passeios-gratuitos-no-rio-de-janeiro#:~:text=Sem%20falar%20na%20Confeitaria%20Colombo,menos%20um%20dia%20da%20semana. Acesso em: 17 de Julho de 2019.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.