Cuidados com os animais no verão

Parte crucial da família, os cuidados com animais no verão são extremamente importantes. Afinal, as altas temperaturas também podem afetar bastante os bichinhos. Em alguns casos as preocupações são até parecidas com a dos humanos.

Então, se você quer ver os pets bem nessa estação, continue lendo o post. Confira alguns cuidados recomendados pelos veterinários nesta época do ano.

Cuidado com as patas no asfalto

Um cuidado essencial para quem passeia com os cachorros no verão. Os coxins dos cachorros têm camadas de gordura que ajudam a isolar a temperatura, mas eles não foram feitos para lidar com o asfalto extremamente quente dos grandes centros urbanos. Por isso, é muito comum que as almofadinhas das patas fiquem queimadas.

Existem cachorros que até podem usar sapatinhos, mas pode ser que eles não se sintam confortáveis com ele. Por isso, o ideal é escolher bons horários para andar. Antes das 10 da manhã e depois das 16 da tarde é quando o sol não está tão forte. Também é interessante priorizar andar na sombra e evitar atravessar a rua.

Fique de olho na desidratação e hipotermia

Assim como para nós, a desidratação é um problema para os pets no verão. Garanta que exista bastante oferta de água para os pets, em diversos pontos da casa e sempre com água fresca.

Existem dois tipos de animais que precisam de cuidados extras com a água no verão: os filhotes e os gatos. O primeiro grupo se desidrata muito mais rápido do que os adultos. Além de estarem em desenvolvimento, ainda pulam, brincam, correm e gastam muito mais energia.

Já os gatos são notórios por não beberem muita água. Logo, no verão eles estão ainda mais expostos ao problema.

Uma boa dica para ambos os casos é congelar alimentos molhados, como os sachês e dar para os cães ou gatos.

Essa também é uma forma dos animais se refrescarem, já que eles não são tão eficazes nesse processo quanto os humanos. Por isso, garanta sempre que eles tenham, além de superfícies mais frias para se refrescar de modo a evitar a hipertermia.

Parasitas e insetos

Por conta da umidade e temperaturas mais altas, o verão é a alta temporada para parasitas e insetos como pulgas, moscas, mosquitos e carrapatos. Nesse caso, uma boa dica é conversar com o veterinário para ajustar as doses dos remédios contra esses males.

No caso dos cachorros, pode valer a pena manter a pelagem mais curta e aumentar um pouco a frequência dos banhos.

Quanto aos insetos, como moscas e mosquitos, eles podem depositar larvas e picar transmitindo doenças. Para evitá-los, os cuidados são os mesmos para os humanos, como usar tela na casa e sprays contra insetos, lembrando que é bom conversar com o veterinário para conhecer os sprays e produtos seguros para seus pets.

Protetor solar pode evitar câncer de pele

O verão também é uma época do ano em que os animais estão mais expostos ao câncer de pele, especialmente cachorros e animais com pele branca ou rosada e com poucos pelos, estão expostos a esse grande risco. O ideal é evitar deixar os animais ao sol e usar protetor solar para pets.

Os cuidados com os animais no verão são essenciais para eles aproveitarem bem essa época do ano. O calor pode ser bem cruel com os pets, o que significa que os tutores precisam ter atenção redobrada nessa estação.

Quer cuidar bem do seu pet? Conheça melhor os planos da Riopae e a assistência PET especial para seus bichinhos.



Disponível em: Animais no Verão: cuidados com seu pet no calor. https://digitalvet.com.br/animais-no-verao/#:~:text=Mantenha%20%C3%A1gua%20limpa%20e%20fresca,nos%20hor%C3%A1rios%20de%20maior%20calor. Acesso em 03 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.