Conheça as formas de energia e combustíveis renováveis e o que causou a greve caminhoneiros

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por 42,5% de energias renováveis, sendo uma das mais limpas do mundo. Em dez anos, esse tipo de energia cresceu 30%, passando de 2,8% da oferta de energia interna em 2004 para 4,1% em 2014. As hidrelétricas fazem a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil. Entretanto, Altino Ventura, secretário do Ministério de Minas e Energia, comenta: “a partir dos anos 1970 até o ano 2000, o Brasil priorizou muito a hidroeletricidade. Já temos uma indicação de que nos próximos 30 anos, esgotaremos esse potencial, então é importante que o Brasil desenvolva novas fontes para a produção de combustíveis e energia elétrica dentro da política de diversificar a matriz, o que temos feito nos últimos 15 anos”.

Conheça algumas alternativas para o abastecimento de combustíveis e energias renováveis:

Energia hidrelétrica: energia proveniente do aproveitamento hidráulico existente em um rio, utilizando desníveis naturais como quedas de água, ou artificiais produzidos pelo desvio do curso original do rio.

Energia solar: utiliza os raios solares para gerar energia. Oferecendo vantagens como: não polui, é renovável e existe em abundância. A desvantagem é que ainda não é viável economicamente, os custos para a sua obtenção são muito altos.

Energia eólica: é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores.

Biomassa: São combustíveis ou energia elétrica a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal. Tais como:

Biodiesel – combustível obtido a partir de óleos vegetais, como o de girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja ou gorduras animais. É alternativo ao diesel de petróleo, criado a partir de fontes renováveis de energia, livre de enxofre em sua composição, estopim da greve de caminhoneiros que parou o país nas últimas semanas.

Etanol – combustível renovável obtido pela fermentação controlada e pela destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho. Todos esses produtos passam por processos físico-químicos (deslignificação, fermentação, destilação, etc.) até se transformarem em combustíveis.

Biogás – combustível obtido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano. Ele é produzido através da ação de bactérias anaeróbicas responsáveis pela fermentação das matérias orgânicas, como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Esta fonte energética renovável pode ser usada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.

As energias e combustíveis renováveis são a reutilização constante e natural da fonte. Já as fontes de energia/combustíveisnão renováveis tendem ao esgotamento e contribui na emissão degases do efeito estufa, acelerando oaquecimento global proveniente da queima decombustíveis fósseis.

O uso do petróleo como matéria prima na fabricação de combustíveis tem tido um aumento no preço nos últimos meses, além de ser prejudicial ao planeta, foi o motivo da grande greve dos caminhoneiros no mês de maio deste ano de 2018. Eles reivindicaram o preço do óleo diesel que segundo os representantes dos transportadores, o custo atual do óleo torna inviável o transporte de mercadorias no país.

Ultimamente, o Brasil tem investido mais no Etanol como combustível renovável do que nas outras alternativas, pois os custos de investimentos são mais altos. Porém, com a degradação do meio-ambiente, com o tempo seremos “obrigados” a investir em energia e combustível renováveis para que possamos obter esses produtos.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Fontes de Energia https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia. Acesso em: 08 de Junho de 2018

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.