Como utilizar o 13º salário com consciência

O sonho de todos nós é alcançar a estabilidade financeira, mas nem todos sabem administrar o dinheiro que possui. Quando se paga aluguel, luz, água, cartão de crédito, escola das crianças, faculdade e todas as outras dívidas, parece impossível organizar bem o tão suado salário de cada mês.

Uma vida financeira organizada é fundamental para alcançar seus objetivos financeiros e ter uma vida mais tranquila sem se descabelar todo mês com o dinheiro e todas as contas. Tudo depende de como você lida com seu dinheiro e a maneira como o investe.

COMO UTILIZAR O 13º SALÁRIO

De acordo com uma publicação do portal Finanças Práticas, O pagamento do 13º salário é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em dia. Antes de gastá-lo na emoção do momento, é indicado se planejar de forma consciente para o uso do benefício. Confira as dicas que eles dão para utilizar o 13º salário:

Use o décimo terceiro para pagar dívidas
Priorize o pagamento das dívidas em atraso e com juros maiores. Entrar no rotativo do cartão de crédito e usar o cheque especial como complemento da renda pode complicar a vida financeira de muitas pessoas.

Se possível, antecipe o pagamento de parcelamentos que representarem boa vantagem financeira, como a redução de juros. As demais contas previstas no orçamento devem ser mantidas no planejamento mensal, assim você pode investir o que sobrar de forma mais estratégica.

Pague despesas extras à vista
Se você deixou o planejamento financeiro de lado ao longo do ano, é possível que não esteja preparado para as despesas extras típicas desta época (Festas, férias, 13º salário dos empregados etc.) e os gastos de início do próximo ano (despesas escolares, IPTU, IPVA etc.).

Utilize parte da renda extra para negociar tudo à vista com desconto, bem como evite entrar em novos parcelamentos. Use a criatividade: troque a viagem internacional por roteiros nacionais, presenteie com pequenas lembranças ou organize um amigo secreto entre os amigos e familiares.

– Use o décimo terceiro para se presentear
Ninguém é de ferro e o décimo terceiro salário também pode servir para realizar sonhos. Depois de direcionar o seu dinheiro, considerando as prioridades no seu orçamento, é hora de reservar um valor para se presentear.

Viajar, mudar a decoração da casa, comprar uma TV nova ou trocar o celular. Vale tudo, desde que sua escolha caiba no bolso e não implique em novas dívidas parceladas.

– É importante poupar dinheiro
Lembre-se que o dinheiro deve trabalhar a seu favor, e não o contrário. Aproveite o momento para criar uma cultura de poupança e usar a renda extra para compor uma reserva financeira ou reforçar os investimentos já existentes.

Faça uma verdadeira faxina no orçamento, eliminando todos os gastos supérfluos. Defina objetivos de curto (até 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos) para não perder o foco ao longo do caminho.

– Monte seu planejamento financeiro para o próximo ano
Pensando no curto prazo, liste todas as despesas extras e divida o custo em 12 parcelas. Este é valor que você deverá aplicar mensalmente para, ao final de um ano, ter dinheiro suficiente para arcar com esses gastos sem mexer no seu 13º salário.

Assim, sem dívidas ou necessidade de cobrir gastos extras, o seu décimo terceiro poderá ser inteiramente destinado à conquista de sonhos de médio prazo, como a realização de um MBA; ou longo prazo, como o planejamento da aposentadoria, por exemplo.

COMO SE ORGANIZAR FINANCEIRAMENTE

Para se organizar não precisa ter profundo conhecimento em contabilidade e finanças. Começando pelo simples, você já pode fazer a diferença no seu orçamento. Um planejamento financeiro irá promover uma melhor qualidade de vida para você e sua família.

– Elabore um orçamento

Comece separando as contas fixas (luz, água, aluguel, etc) e as contas supérfluas. Assim, você pode identificar com o que você está gastando; Crie um orçamento de gatos levando em consideração o seu objetivo em longo prazo; Fique atento aos seus gastos para se manter dentro do orçamento estipulado.

– Defina um objetivo

Tudo na vida precisa ter um objetivo e para sua organização financeira dar frutos, é preciso definir uma meta a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, se você deseja comprar um automóvel em 5 anos, já pode começar a economizar X quantia por mês. Assim, você estará economizando mensalmente para conquistar um sonho.

– Guarde dinheiro na poupança

Nunca saberemos o dia de amanhã. Por isso, é muito importante guardar dinheiro na poupança para estar preparados para eventuais emergências. Dessa forma, você pode evitar dividas e parcelamentos no cartão de crédito.

– Reduza o número de cartões

Ter vários cartões de crédito é uma grande forma de gastar descontroladamente. Fique apenas com um cartão com um limite dentro do seu orçamento.

Também é recomendado ter apenas uma conta corrente e outra poupança para evitar o descontrole e reduzir tarifas cobradas pelos bancos.

– Tenha disciplina

Na teoria é bem mais fácil do que na prática. Você precisa ter determinação, foco e disciplina para seguir com seu orçamento e alcançar as metas estabelecidas. Tudo depende de você.

Esteja sempre antenado em novas formas de organizar suas finanças e alcançar o tão estimado sonho de uma vida financeira equilibrada, contas em dia e um dinheirinho sobrando para investir ou colocar na poupança.

LEIA TAMBÉM: Esgotamento profissional: quando seu trabalho te deixa doente

Clique aqui e saiba mais!



Disponível em: 5 dicas para usar 13º salário de forma consciente https://www.financaspraticas.com.br/planejar/orcamento/planejamento-financeiro/5-dicas-para-usar-13-salario. Acesso em: 04 de agosto de 2022

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.