Como fazer compras on-line com segurança?

A pandemia do novo coronavírus trouxe um volume maior de pessoas que buscam produtos em e-commerce. Contudo, com essa crescente, também surgiu uma questão bem importante: afinal, como fazer compras on-line com segurança?

O tema deve ser amplamente discutido, visto que com o aumento das negociações digitais surgem os mais variados tipos de golpes e fraudes. Isso faz com que nem todos se sintam confortáveis em fazer transações do gênero.

Mas, felizmente, é possível, sim, fazer compras on-line com segurança. E, neste artigo, elencamos as principais dicas para que você possa aproveitar ao máximo o que os variados e-commerces oferecem. Vamos lá?

Opte apenas por sites seguros

Sabe aquele ícone de cadeado que aparece no canto superior esquerdo do endereço do navegador? Então, quando há essa informação gráfica, o site se mostra seguro, pois possui os protocolos necessários de segurança.

Aqueles que não contam com esse tipo de cadeado, principalmente os que aparecem com sinais como uma exclamação (!), são pouco confiáveis e devem ser evitados.

Pesquise sobre o site na internet

Ao encontrar o nome da loja virtual que deseja comprar, “dê um Google” e pesquise quais são as informações que aparecem nesse buscador. Um exemplo é sites como o Reclame Aqui, que mostram se o site é confiável ou não para realizar compras on-line.

Outro ponto é que, se não aparecer nada relacionado à busca do nome da empresa na pesquisa, desconfie. Já aqueles bem avaliados, que são temas de matérias ou são parceiros de outros sites, precisam ser priorizados.

Faça compras apenas nos seus dispositivos

Para fazer uma compra online segura, opte em proceder apenas no seu computador, notebook e/ou smartphone. Nunca utilize dispositivos públicos ou até mesmo de terceiros, visto que eles podem estar infectados e serem alvos de cibercriminosos.

Além disso, evita-se que o número do seu cartão de crédito, por exemplo, fique salvo em no aparelho de outra pessoa – o que pode gerar uma grande dor de cabeça.

Dê preferência a quem já é conhecido

Há uma série de lojas que são conhecidas do público, como as que citamos acima, sobre a pesquisa na internet. Quando o e-commerce possui um aplicativo, torna-se ainda mais fácil, visto que a maioria dessas soluções são criptografadas.

Conheça a política da empresa

Muitas vezes o problema não são os sites fraudulentos, mas a forma como a empresa procede: demora no envio, frete alto, incapacidade de fazer trocas ou devoluções, produtos diferentes do que você pediu, entre outros problemas.

Dê uma lida atenta nas políticas de compra e privacidade, evitando perder tempo (e paciência) nas variadas circunstâncias citadas anteriormente.

Senhas e pagamentos: todo cuidado é pouco

Para complementar, é preciso destacar dois cuidados. O primeiro é em relação a senha, que deve ser forte, com vários caracteres diferentes e sempre exclusiva para cada site – o que não gerará problemas caso você seja hackeado e possua várias senhas para diversas lojas.

E, opte por realizar pagamentos usando cartões virtuais disponibilizados pelos bancos, ou aqueles gerados para uma única compra. Se possuir aplicativo do banco e queira pagar a compra à vista, dê preferência para os boletos, pois permitem que você não precise cadastrar nenhum cartão.

Para fechar, uma dica preciosa: antivírus atualizados dão uma segurança maior, principalmente ao entrar em sites fraudulentos.

Conhecendo como fazer compras on-line com segurança, veja os benefícios do clube de vantagens da Riopae, no qual o associado tem vários descontos em lojas on-line – e, claro, um ambiente muito seguro.


Disponível em: 8 dicas de segurança para você comprar pela internet. https://blog.portoseguro.com.br/8-dicas-de-seguranca-para-voce-comprar-pela-internet. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.