O corpo humano é repleto de líquido, sendo que o sistema linfático é responsável por eliminar o excesso de líquidos do corpo. Para ajudar e agilizar esse processo existe a drenagem linfática.

O sistema linfático é formado por diferentes órgãos, tecidos e vasos espalhados por todo o corpo. Entre suas funções estão a produção das células de defesa do organismo e eliminar o excesso de líquido do corpo.

A linfa, líquido que circula pelo corpo, tem como objetivo limpar o sangue de impurezas. É comum que esse líquido se acumule nos tecidos do corpo, causando inchaço e dores. Nesses casos, a drenagem linfática é uma ótima opção para estimular a passagem da linfa pelo corpo.

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem realizada com as mãos caracterizada por movimentos suaves com um ritmo mais lento. Seu objetivo é estimular o sistema linfático, ajudando a eliminar o excesso de líquido acumulado no corpo.

Além de promover um relaxamento e aumentar a sensação de bem-estar, a drenagem linfática também é indicada para auxiliar durante tratamentos estéticos e após algumas cirurgias.

Benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática pode trazer vários benefícios ao corpo humano. Alguns deles são:

Combate o inchaço: já que ajuda a drenar os líquidos e as toxinas acumuladas no corpo humano;

Ajuda a combater a celulite: isso porque, a retenção de líquido contribui para o surgimento de celulites;

Auxilia no tratamento de lesões: a massagem promove a tonificação muscular, além de contribuir para a oxigenação dos tecidos;

Melhora a circulação sanguínea: a diminuição do inchaço contribui para a melhorar a circulação sanguínea. Com uma irrigação sanguínea melhorada, diminui a tamanho dos edemas, consequentemente, auxilia o processo de cicatrização e a redução dos hematomas;

Previne a aderência das cicatrizes pós cirúrgicas: a massagem da drenagem linfática ajuda uma regeneração organizada das fibras do tecido. Dessa forma, evita que o tecido cicatrizado se cole;

Ajuda na oxigenação dos tecidos: a eliminação do excesso de líquido favorece a circulação sanguínea. Consequentemente, facilita a oxigenação dos tecidos, fazendo com que o oxigênio chegue mais rapidamente às células do corpo.

A importância de um profissional qualificado para realizar a drenagem linfática

As técnicas de massagem da drenagem linfática incluem uma série de movimentos precisos. São movimentos efetuados com os dedos em forma de círculos e aplicando pressão nos pontos corretos.

Se o profissional não dominar a técnica, ela pode ser aplicada nos locais errados e, pior, pode acabar causando o rompimento dos vasos linfáticos. Assim, em vez de reduzir o inchaço do corpo, a massagem errada contribui para o agravamento da situação. Dessa forma, contratar profissionais qualificados é essencial para a aplicação correta das técnicas e para o sucesso do procedimento.

A Clinipae, além de contar com várias especialidades médicas e realizar exames a preços populares, também oferece tratamentos estéticos. Mande uma mensagem pelo WhatsApp para marcar uma sessão de drenagem linfática, massagem terapêutica, peeling diamante e limpeza de pele com peeling diamantado.


Disponível em: Drenagem linfática e seus benefícios para o corpo. http://clinicaanazandona.com.br/blog/drenagem-linfatica-e-seus-beneficios-para-o-corpo/. Acesso em: 03 de agosto de 2022. 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.