Como evitar conflitos?

Para amenizar os momentos de estresse em reuniões de família, temos que entender que as pessoas são diferentes, pensam e opinam de formas distintas.

Ficamos vulneráveis quando nos sentimos rejeitados, quando não obtemos a aprovação de quem amamos, seja por questões de nossa aparência, desempenho na vida profissional, situação de nossa vida afetiva e etc. As vezes nos cobramos muito para estar à altura das expectativas de pessoas tão importantes em nossa vida. E isso pode nos causar transtornos nas reuniões de família.

A seguir, daremos algumas dicas para amenizar o clima de natal em famílias que não se dão 100% bem.

– Precisamos refletir antes de rebater as alfinetadas de forma agressiva. Quanto mais der importância para pessoas inconvenientes, mais dor de cabeça você terá;

– Tente receber as críticas, sugestões e comentários de maneira mais tranquila, em vez de tentar convencer o outro com contra argumentação;

– Se o clima ficar muito tenso, saia um pouco do ambiente e respire bem fundo;

– Use a sabedoria e a calma para favorecer seu ponto de vista;

– Expresse seus sentimentos e emoções. O acúmulo dos mesmos causa tensão, mágoas, angústias e estresse, o que dificulta o diálogo sobre o que está acontecendo;

Em casos de reuniões forem impossibilitadas devido aos problemas entre familiares, o melhor é buscar ajuda de um profissional. Um psicólogo pode auxiliar na resolução de conflitos e melhorar a convivência e harmonia do grupo. Apesar de todas as diferenças, precisamos ter sabedoria para saber lidar, pois nenhuma família é perfeita, mas é um bem precioso que deve ser cultivado.

Além disso, para estar bem com o próximo, é preciso estar bem com si mesmo. É importante fortalecer nosso emocional, promover o bem estar e investir na construção de sua autoestima, fortalecendo a tolerância com as diferenças e possibilitando a aceitação das suas limitações emocionais.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Dicas Para Um Natal Mais Tranquilo. https://clinicadepsicologianodari.com.br/post/dicas-para-um-natal-mais-tranquilo/ Acesso em: 23 de Dezembro de 2018.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.