Por que os casais estão tendo filhos mais tarde?

Na época de nossos avós, as pessoas tinham filhos muito novos e normalmente mais de dois filhos. Era muito comum casais antes dos 20 anos já terem uma grande família formada. Em torno de 1960, considerava-se ideal ter filhos entre os 18 e os 25 anos (para as mulheres). Para quem dava a luz pela primeira vez após os 25 anos eram consideradas idosas para isso.

Já hoje em dia, os casais estão deixando para ter filhos planejados após os 30. E isso se torna cada vez mais comum. Atualmente, alguns especialistas acham “ideal” ter a primeira gravidez entre os 20 e 30 anos. Mas muitas mulheres planejam o primeiro filho após os 30 devido a sua preocupação com os estudos e carreiras, assim como os homens.

MOTIVO PARA TER FILHOS MAIS TARDE

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, em 20 anos, gravidez após os 35 anos cresce 65% no Brasil. A faixa etária que dá à luz entre 20 e 29 anos caiu 15%. Essa mudança está ocorrendo devido ao casamento tardio e dedicação a estudos e carreira de ambas as partes.

O desenvolvimento de métodos contraceptivos também permitiu a mulher escolher o melhor momento para engravidar, quando os métodos são seguros e utilizados de maneira correta.

Diante dessas novas possibilidades, os casais estão se dedicando ao desenvolvimento pessoal e profissional para ter uma segurança financeira melhor no momento de terem filhos.

RISCOS DA GRAVIDEZ TARDIA

Em entrevista a Revista Claudia, o Dr. Carlos Alberto Petta, Coordenador do Núcleo de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês esclarece:

“Não existe um consenso, o que existe são cenários diferentes. Uma gravidez pode ser tardia pelo risco de complicações – seja com o bebê ou com a mãe – ou pela questão da fertilidade da mulher. Falamos em “idade ideal” pela natureza, mas cada caso é um caso.

O risco de saúde para a grávida começa, em especial, a partir dos 40 anos, pois aumenta a probabilidade do desenvolvimento de hipertensão, diabetes e alterações genéticas. Entretanto, uma mulher de 40 anos que está em um peso saudável, que não fuma, que tem pressão arterial normal, oferece melhores condições para a gestação do que mulher de 35 com problemas de saúde pré-existentes. Vale analisar.

O que devemos ter em mente é o declínio da taxa de fertilidade feminina. A partir dos 30 anos, esse índice começa a cair lentamente. Já a partir dos 35 anos, o processo acelera e aumentam os riscos de aborto espontâneo e de alterações de saúde. Aos 37, esses fatores ganham ainda mais importância.”

8 PERGUNTAS A SE FAZER QUANDO DESEJAR TER FILHOS

1 – Você realmente deseja ser mãe/pai?

2 – Você está disposta(o) a ter sua rotina completamente mudada?

3 – Você está preparada(o) para se dedicar 100% a outro ser humano?

4 – Sua condição financeira está preparada para sustentar um bebê?

5 – Você tem o apoio de seu parceiro(a)?

6 – Você gosta de criança?

7 – Você está ciente e disposto que vai precisar dar amor, carinho e cuidados ao seu filho?

8 – Você tem condições emocionais e psicológicas para educar e criar outro ser humano?

Ter filhos é uma coisa muito seria e demanda tempo, dinheiro e atenção. Se você puder, se programe corretamente para a chegada de um bebê. Assim, será mais fácil se adequar a nova vida. Ser pai e mãe é algo ótimo quando se está preparado e quando o desejo é recíproco!

E se você está lendo esse texto, mas não deseja ter filhos, saiba que não há problema nisso. Cada pessoa sabe de seus desejos e vontades. E está tudo bem.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Mulheres engravidam cada vez mais tarde no Brasil, diz IBGE. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mulheres-engravidam-cada-vez-mais-tarde-no-brasil-diz-ibge/. Acesso em: 08 de Agosto de 2019.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.