A importância de cuidar da saúde antes das festas e viagens

Cuidar da saúde é essencial para prevenir o aparecimento de doenças, não é mesmo? Ir às consultas médicas e fazer um check-up faz parte desse cuidado, inclusive antes das festas e viagens.

Por isso, esses cuidados devem ser colocados em prática, independentemente do período do ano, principalmente antes as festas e viagens, quando criamos uma rotina diferente do que estamos acostumados.

Logo, esses cuidados funcionam como uma revisão periódica para observar como o nosso organismo está funcionando e se existem algumas doenças a serem detectadas sobre alterações que acontecem.

Esses exames são importantes para viagens longas e também próximo a festas para observar se não existem nenhum tipo de alterações que podem acarretar cuidados diferenciados nesses períodos.

Para que você possa entender melhor a importância de cuidar da saúde antes das festas e viagens, acompanhe as informações que trouxemos a seguir:

Cuidar da saúde antes de viagens e festas: por que é importante?

Realizar uma bateria de exames durante esses períodos pode te ajudar a fechar o ano com chave de ouro! O check-up avalia toda a sua saúde para que você possa curtir a sua viagem sem nenhum tipo de preocupação.

Esses cuidados são essenciais antes de iniciar qualquer tipo de viagem, principalmente aquelas mais longas e cansativas. Assim, é possível avaliar as reais condições de saúde e trazer mais tranquilidade para curtir os dias de descanso e as festas.

O ideal é sempre procurar pela orientação médica para que os exames sejam determinados e realizados, e isso normalmente acontece depois de uma consulta mais específica e minuciosa para que análises precisas sejam feitas de acordo com o histórico, idade e sexo do paciente.

Esse check-up e cuidados com a saúde devem ser feitos em dias em que a rotina não foi alterada, como nos dias comuns da semana, sem levar em consideração os finais de semana, por exemplo, onde os hábitos são diferentes, e isso pode trazer alterações nos resultados.

Ou seja, o ideal é seguir os seus padrões de alimentação para que os resultados dos exames realizados sejam fiéis ao real estado de saúde do paciente.

Orientações comuns para esses períodos

Existem algumas orientações que são passadas por especialistas para que você possa curtir suas viagens e as festas sem preocupação. No caso de viagens mais longas, por exemplo, ficar na mesma posição pode trazer alguns problemas de circulação.

Com isso, o ideal é parar a cada duas horas para evitar complicações, caminhar por alguns minutos e melhorar a circulação do sangue nas pernas.

Em viagens de avião também é comum que as pessoas sintam dores no ouvido por conta do ar rarefeito e também da pressurização do avião. Para isso, descongestionantes e soros fisiológicos podem ser utilizados.

No caso das festas, principalmente as de final de ano, é comum que a nossa alimentação seja um pouco diferente do que estamos acostumados na rotina do dia a dia, não é mesmo?

Com isso, o ideal é ter cuidado sobre os alimentos consumidos em excesso, principalmente doces, alimentos industrializados e bebidas alcoólicas.

Você não precisa fazer restrições alimentares durante essa época, a menos que tenha alergia a alguns alimentos. Contudo, é interessante evitar alimentos fora do seu habitual para não trazer nenhum tipo de problema para a sua saúde.


Para saber mais, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar com esses cuidados!


Disponível em: Saúde nas férias: cuidados simples podem garantir viagens sem imprevistos. https://www.santapaula.com.br/blog/saude-nas-ferias/. Acesso em: 07 de dezembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.