Estamos aguardando ansiosos para a Black Friday que vai acontecer no próximo dia 23 de novembro. É a hora de ficarmos de olho nos preços para comprar tudo que precisamos com aquele desconto que faz toda a diferença.
Para nós brasileiros que já estamos acostumados com os preços altos, precisamos ficar atentos e verificar a veracidade dos preços dos produtos. Já dizia o ditado “Quando a esmola é muita, o santo desconfia”.
É por isso que vamos te dar várias dicas de como não cair em falsas propagandas e aproveitar o melhor desse dia.
1 – VERIFIQUE SEMPRE SE O PRODUTO DESEJADO ESTÁ COM O MENOR PREÇO
Muitos estabelecimentos colocam um preço X referente ao valor normal e um preço Y com desconto, mas que na verdade, o preço com desconto é o valor normal do produto. É sempre bom dá uma pesquisada antes da Black Friday para não cair nessas “pegadinhas”.
2 – NÃO CLICAR EM LINKS ENVIADOS PELO WHATSAPP OU E-MAIL
Pessoas maliciosas usam esse dia para aplicar golpes e colocar vírus nos sistemas operacionais. Apenas acesse sites confiáveis e que você tem boas referencias.
3 – DESCONFIE DE LIGAÇÕES OU SMS
Dificilmente as empresas ligam para os clientes informando os descontos. Já o SMS é mais comum. Porém, é preciso conferir se tal oferta é verídica.
4 – DADOS PESSOAS
Não envie nenhuma informação pessoal através de ligações, e-mails, SMS ou redes sociais. Lembre-se que pessoas usam tal dia para aplicar golpes.
5 – PEGUE REFERÊNCIAS
Em tudo na vida é bom buscar referências. Se você está desconfiado de alguma oferta ou estabelecimento, busque conversar com amigos os familiares e se informe mais sobre o que está te causando dúvidas.
6 – PRODUTO DE QUALIDADE
É o papo da referência! Algumas lojas disponibilizam produtos com o preço muito barato que acabam dando defeito bem rápido. Antes de efetuar a compra, procure saber se a loja é de confiança e se os produtos são realmente bons. Não adianta pagar barato se a durabilidade é baixa.
7 – TROCA
Outra dica importante é verificar as políticas de trocas nas lojas que você vai adquirir o produto. É possível que o produto venha com defeito ou que você mude de ideia sobre a compra.
8 – ORÇAMENTOS
Crie um orçamento para as compras a serem feitas. A Black Friday é uma ótima oportunidade para comprar barato, mas cuidado com os excessos. Fuja de dívidas longas e juros de cartões.
9 – SELO BLACK FRIDAY
As ofertas das lojas que vão participar da Black Friday pelo Código de Ética serão identificadas com o ”Selo Black Friday Legal” que identifica a credibilidade das promoções.
10 – DENUNCIE!
O consumidor tem o direito de denunciar falsas promoções. Tire print ou foto com a falsa oferta e envie para os sites do PROCOM e RECLAME AQUI.
Agora que você já está ligado em nossas dicas, esperamos que você faça boas compras e com muitos descontos!
Clique aqui e saiba mais!
Disponível em: Black Friday: Veja 7 dicas para se dar bem nas compras e não cair em cilada https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/11/24/dicas-para-nao-cair-em-golpes-na-black-friday.htm?cmpid=copiaecola/ Acesso em: 18 de Dezembro de 2018.