Pets idosos precisam de cuidados específicos

Cuidar de um animal de estimação é um compromisso para a vida toda, mas na velhice os pets precisam de ainda mais cuidado.

Um animal doméstico necessita de cuidados por toda a sua vida, mas quando são idosos estão em um estágio da vida que requer ainda mais atenção dos seus tutores.

Neste texto, você aprenderá sobre quais cuidados específicos um pet idoso precisa para ter uma melhor qualidade de vida.

Cuidados específicos para um pet idoso

Um cachorro de grande porte pode viver, em média, de 7 a 10 anos, enquanto um pet pequeno pode viver até 18 anos ou mais, a depender da raça.

Você sabia que um gato saudável pode ter uma vida de 15 anos em média, enquanto um gato castrado pode viver até 20 anos ou mais?

Contudo, o tutor deve propiciar ao seu pet idoso cuidados especiais para prolongar a sua vida com conforto e saúde.

De forma semelhante a humanos, pets idosos enfrentam diversas dificuldades, como perda de mobilidade, falta de controle de necessidades e problemas de saúde em geral.

Veja os principais cuidados que você deve ter com o seu melhor amigo velhinho.

Alimentação diferenciada

Animais domésticos nesta fase avançada da vida necessitam de uma dieta balanceada e rica em nutrientes.

Para isso, existem rações com composições voltadas para animais idosos, ricas em vitaminas e minerais essenciais para estes pets permanecerem saudáveis.

Como os humanos, a obesidade é um problema para animais e pode apresentar sérios riscos, até porque nesta fase da vida a estrutura óssea já está mais fragilizada, por isso você deve controlar o peso do seu pet.

O pouco peso é igualmente preocupante, pois pode representar anemia, o que é a falta de nutrientes para o animal, sendo necessário suplementar a nutrição do seu bichinho.

Em ambos os casos é indicado consultar um veterinário.

Prática de exercícios físicos

O exercício físico é importante em toda a vida do animal doméstico, mas na fase idosa se torna ainda mais necessário.

Ou seja, mesmo que o pet apresente mais vontade de dormir e sonolência, é importante estimular brincadeiras e movimentos para o bem-estar dele.

Brincadeira de bola e “cabo de guerra” são ótimas formas de manter o seu animal saudável, mas cuidado com exageros, pois a visão e a dentição do pet idoso estão prejudicadas.

Higiene frequente

É importante lembrarmos que o banho faz parte da saúde do bichinho, evita pulgas e problemas de pele, mas cuidado com excessos.

A saúde bucal é muito importante porque problemas na dentição que podem fazer com que o animal não queira comer, o que resulta em um quadro de anemia.

A limpeza de orelhas frequente evita otite, que pode diminuir a qualidade de vida do seu amiguinho. Ela deve ser feita ao menos uma vez por semana com algodão e produtos indicados por veterinários.

Acessórios práticos para o dia a dia

Alguns acessórios podem ajudar o dia a dia do seu pet, o que ajuda muito na mobilidade e evita acidentes, além de dar mais conforto. Veja alguns exemplos:

  • Fralda;
  • Meia antiderrapante;
  • Tapete antiderrapante.

    Quer saber mais sobre os pets?

Acesse para ler mais conteúdos como este.



Disponível em: Cuidados com Cães e Gatos Idosos. https://petanjo.com/blog/cuidados-com-caes-e-gatos-idosos/. Acesso em: 31 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.