As festas de fim de ano estão chegando e, para muitos, essa é a melhor época do ano. Ver a família, comer a comida de quem a gente ama e festejar muito!
Definitivamente, é um conjunto de coisas que queremos fazer e compartilhar. Mas, apesar de todas as coisas boas, é preciso ter cuidado com os pets que tanto amamos.
O clima é de festa, mas requer cuidado e atenção com nossos animais de estimação. Então, confira algumas dicas de cuidados com os pets para esse fim de ano!
Cuidado com as visitas
Um dos pontos ao qual se deve estar atento é ao fato de que a casa estará muito mais cheia do que de costume.
Assim, talvez seu pet estranhe essa movimentação e, dependendo do seu comportamento, pode ocorrer até mesmo acidentes e mordidas.
Por isso, se for necessário, deixe seu pet em um local separado da área que receberá as pessoas.No entanto, se seu pet já é acostumado com a movimentação da sua casa, não há problema em deixá-lo solto.
Esteja atento para que os convidados não ofereçam nenhuma comida que ele não está acostumado a comer. Isso pode fazer com que ele passe mal, o que pode acabar com o clima festivo.
Outro cuidado necessário é com as crianças. Por vezes, elas abraçam e beijam os animais e essa é outra situação que pode estressar o animal e causar problemas maiores. É bom estar atento!
Cuidado com os fogos de artifício
Outra prática super comum de fim de ano são os fogos de artifício que, infelizmente, assustam muito os pets.
Alguns casos são tão extremos que podem acabar levando o pet à morte. Por isso, é preciso ter muito cuidado com relação a esse assunto.
Se o seu pet tem medo dos fogos, é preciso pensar em todo o ambiente no qual ele ficará. Dê preferência para um local fechado e que isole os sons externos.
Se possível, coloque almofadas e deixe o local o mais confortável possível para o momento da queima de fogos.
Além disso, também vale a pena investir em tampões específicos para seu pet que reduza os ruídos dos fogos. Outra alternativa é deixar uma música suave tocando no ambiente, para disfarçar o som externo.
Se você estiver em casa no momento dos fogos, melhor ainda! Pegue seu pet e tente acalmá-lo. Abrace-o para que se sinta mais seguro.
Sempre confira se o portão está fechado e bem trancado, pois uma prática comum de quando os pets estão assustados é fugir. Para evitar sustos como esse, certifique-se de que toda a casa está fechada.
Aproveite a festa e evite sustos
Apesar de todos os cuidados e recomendações, é muito importante que você não se desligue ou se isole das festas.
Para isso, peça a ajuda de outros membros da família para ficarem de olho no pet e em como ele está reagindo a toda a situação.
Assim, você garante a segurança do pet e poderá aproveitar as festividades tranquilamente. Clique aqui para saber o que mais você pode fazer pelo seu pet!
Disponível em: Cuidados com os cães durante as festas de fim de ano. https://love.doghero.com.br/dicas/cuidados-durante-as-festas-de-fim-de-ano/. Acesso em 28 de dezembro de 2022.