Tratamento dentário: quais são os principais e quando começar?

Desde pequenos sabemos que o dentista precisa fazer parte da nossa vida, não é? Crescemos com certo receio de sentar naquela cadeira reclinável e de ouvir os barulhinhos de pequenos motores. Mas precisamos agradecer por essa categoria existir. Neste artigo você vai descobrir os principais tratamentos dentários que existem para cada caso. Acompanhe!

Cuidar da saúde dos dentes e gengivas é tão importante que os próprios dentistas recomendam marcar consultas de seis em seis meses, afinal, muita coisa pode estar acontecendo na sua boca e quanto antes você identificar, melhor. Infecções graves podem levar a problemas em outros órgãos e, até mesmo, a partos prematuros.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a ida a um dentista não serve apenas para cuidar de cáries. Existem diversos tipos de dentistas que nos ajudam de formas diferentes. O clínico geral deve ser o primeiro profissional que você deve visitar, ele é quem vai indicar os procedimentos que você vai precisar para começar o(s) tratamento(s) correto(s).

Conheça os principais tratamentos dentários

Geralmente, o primeiro profissional que você deve visitar é o dentista clínico geral. Esse profissional atua em uma área mais ampla, ou seja, ele consegue analisar o quadro geral da sua boca e a partir do que for percebido vai te orientar e te encaminhar para os especialistas necessários.

Na maioria dos casos, mais de um problema aparece. Infelizmente, grande parte da população ainda tem a mania de esperar doer para procurar um dentista e o resultado disso é uma série de danos que foram crescendo ao longo do tempo silenciosamente.

Mas não precisa se preocupar, a odontologia (ciência que estuda e trata dos dentes) tem um especialista para cada detalhe:

  • Clínico Geral

Como já foi mencionado, esse profissional costuma ser o mais visitado, não só por ser capaz de fazer encaminhamentos, mas também por realizar procedimentos mais simples. Apesar de simples, os procedimentos são fundamentais para manter a saúde bucal sempre em dia.

Na consulta com o clínico geral você realiza procedimentos preventivos, como a aplicação de flúor, pequenas restaurações, como aplicação de resina em dentes danificados, e tratamentos de cáries. Mesmo sendo menos complexos será esse tipo de cuidado que vai evitar que você precise tratar um canal ou extrair um dente.

  • Endodontia

Caso você precise de algum tratamento mais profundo, como o canal mesmo, o especialista é esse. O dentista especializado em endodontia cuida da parte de dentro do dente, chamada de polpa, e da raiz. Em casos de cáries profundas, dentes muito sensíveis ou pancadas severas esse profissional, com certeza, será indicado.

A endodontia também é aplicada para evitar a perda de dentes muito danificados e é a base para muitos processos de restauração.

  • Periodontia

A gengiva é uma parte extremamente importante para a saúde da boca e de todo o organismo. Você sabia que doenças na gengiva podem causar diabetes e doenças bacterianas? Pois é. Então não se esqueça de dar a atenção que a sua gengiva merece visitando também um dentista especializado em periodontia.

A gengivite e a periodontite são as doenças mais comuns que levam as pessoas a procurarem esse dentista. É a gengivite que causa inchaço, vermelhidão e sangramento na gengiva quando escovamos os dentes. Um dos sintomas é o mau hálito, por isso saber cuidar do seu hálito também é prevenir essa doença que, se não for tratada direito, pode causar a periodontite, danificando para sempre os tecidos que sustentam os seus dentes.

  • Ortodontia

Essa especialidade é necessária para alinhar os dentes com o resto da arcada dentária. O famoso dentista do aparelho. Esse dentista também ajuda muitas pessoas a terem qualidade de vida com mais conforto no dia a dia. Corrigir a arcada dentária melhora a articulação das palavras, trazendo mudanças muito positivas para as suas relações.

Você pode recorrer a essa correção em qualquer momento da vida, melhorando a sua respiração, a saúde da sua gengiva e a sua autoestima.

  • Implantodontia e Odontologia Restauradora

A implantodontia, como a palavra indica, é a especialidade em implantes dentários através de pinos feitos com titânio. É um trabalho muito delicado e feito com muita atenção para que o dente implantado fique seguro e não comprometa a sua fala ou a sua mastigação.

O tratamento dentário restaurador também contribui muito para a nossa autoestima, pois é a especialização responsável pelas próteses, coroas, clareamento dos dentes e outros procedimentos estéticos, além de devolver a vitalidade da polpa, restaurando dentes estragados ou fraturados.

  • Cirurgia Buco-maxilo-facial

Neste caso o dentista atua como um cirurgião com toda a qualificação necessária. Esse profissional é essencial em casos mais complexos, como no caso de pessoas com deformidades faciais de nascença ou adquiridas ao longo da vida na área da boca e dos ossos maxilares.

O tratamento dentário cirúrgico é realizado em ambiente de hospital e, dependendo da gravidade, envolve anestesia geral.

Sinais de que você precisa de um tratamento dentário

É fundamental que você preste sempre atenção aos cuidados que deve ter com a região bucal porque vários sinais podem estar presentes. Por exemplo, espaços grandes entre os dentes, dentes desalinhados e mordida desconfortável podem indicar a necessidade de um atendimento ortodôntico.

Sangramento na gengiva é um sinal clássico de gengivite que deve ser tratada pela área de periodontia, dentes escurecidos podem ser restaurados pelo dentista especializado em próteses e implantes e assim por diante. Mas lembre-se que só um profissional pode realmente dizer o tratamento dentário que você está precisando, ok?

Cuide sempre da sua saúde!

Realizar procedimentos periódicos com profissionais qualificados é garantir a saúde bucal e prevenir quadros complicados em todo o seu organismo. A boca é a porta de entrada para o desenvolvimento de diversas infecções e distúrbios respiratórios.

Para não ter gastos altíssimos com as consultas regulares, o mais importante é garantir uma assistência de qualidade com profissionais que sejam referência na odontologia. Contratando o plano Riopae, você sempre terá ótimos descontos e estará deixando toda a sua família protegida. Entre em contato com o nosso atendimento e feche o melhor negócio para a sua saúde!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *