Adoção responsável: tudo que você precisa saber para adotar um pet

Os animais têm ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas e por isso saber o que é necessário para adotar um pet é essencial antes de levar um novo animalzinho para casa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil existam mais de 20 milhões de cães abandonados. Uma forma de reduzir esses números é por meio da adoção responsável.

Muitos municípios em nosso país possuem abrigos e ONGs de proteção animal que resgatam os bichinhos em situação de abandono e maus-tratos e os disponibilizam para adoção em momento posterior.

Existem muitos cães à espera de um lar, por isso: não compre, adote!

Para isso, fique atento e leia algumas dicas antes adotar um animal de estimação. É o que apresentamos a seguir:

Você será responsável por uma vida

A adoção envolve comprometimento com o animal em diversos âmbitos já que os cães são bastante sociáveis, latem, gostam de brincar e não podem ser deixados sozinhos por longos períodos.

Além disso, o tutor será responsabilizado pelos danos causados pelo animal de estimação e pode ser punido por maus-tratos a ele.

Os cães são carinhosos e por isso exigem e merecem respeito, cuidado e amor.

Avalie se você vive em um ambiente adequado para o animal que está chegando, se sua família vai aceitá-lo, evitando assim rejeições e traumas.

É uma questão de responsabilidade plena, inclusive emocional em relação ao animal, por isso a importância de adotar somente quando tiver certeza do que está fazendo.

Seu novo amigo precisará de espaço

Tomada a decisão de adotar, é importante saber que os cães precisam de espaço.

É importante saber qual o porte do animal pois, se for um animal grande, pode acabar não se adaptando a um apartamento ou a um quintal de tamanho restrito.

Quanto maior o cão, de mais espaço ele precisará. Cães gostam de brincar e filhotes costumam ser bagunceiros, por isso esteja atento: seu novo amigo terá espaço para se divertir?

O seu novo membro da família pode apresentar sintomas de ansiedade e até mesmo tristeza se ficar muito tempo sozinho ou em espaço inapropriado. Portanto, fique atento a mais uma necessidade do seu novo pet que é estar saudável.

A saúde do seu pet é importante

Assim como qualquer outro ser com vida, infelizmente, os cachorros podem ficar doentes.

Cuidar da alimentação do seu animal de estimação é ponto importante na rotina do animal para evitar casos de sobrepeso. Por isso, a necessidade de mantê-los ativos e com espaço para correr.

Como mencionado, cães podem apresentar problemas como obesidade, artrite e diabetes. Os que têm focinho curto, por exemplo, podem ter inclusive problemas respiratórios.

Para evitar situações desagradáveis é que seu bichinho deve ser vermifugado, vacinado e castrado para ter sua vida prolongada e evitar doenças transmissíveis e tumores.

Se necessário alterar a dieta do seu amigo de quatro patas é melhor procurar um médico veterinário para realizar uma avaliação.

Que tal aproveitar e conhecer um pouco sobre como cuidar melhor do seu pet?

Se ainda restarem dúvidas sobre adoção ou cuidados com seu amigo peludo, entre em contato com a equipe Riopae e conheça nossos planos e serviços de assistência pet.

Disponível em: Entenda o que é posse responsável de animais. https://www.petz.com.br/blog/bem-estar/posse-responsavel-de animais/#:~:text=Na%20ado%C3%A7%C3%A3o%20respons%C3%A1vel%2C%20o%20que,o%20seu%20estilo%20de%20vida. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.