A queda nas doações durante a pandemia

O início da pandemia no Brasil foi marcado por um notório movimento de doações a fim de combater a crise econômica e sanitária que o coronavírus provocou.

Entretanto, em 2021, o volume de doações diminuiu consideravelmente e não está dando conta de acompanhar o avanço da doença no país e as suas consequências socioeconômicas.

Portanto, neste artigo, falaremos sobre o motivo de ocorrer essa baixa nas doações durante a pandemia, como isso atinge pessoas de baixa renda e de que forma podemos ajudar nessa situação.

Acompanhe!

A queda das doações em 2021

A chegada da pandemia no Brasil mobilizou diversas redes e grupos a captarem recursos para auxiliarem as famílias em situações de vulnerabilidade.

Dessa forma, já nos primeiros meses de 2020, os projetos sociais e as doações para a área da saúde bateram recordes.

Segundo a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), só em julho de 2020 as doações já haviam atingido 6 bilhões.

Entretanto, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, essa “onda do bem” não obteve nenhum crescimento, com apenas 19 milhões sendo arrecadado.

O baixo volume é ainda mais agravante quando notamos que ele foi registrado no pior momento da pandemia, onde ocorreram recordes diários de infecções e mortes, bem como a lenta progressão da vacinação no país.

Diante dessa situação, o que motivou essa baixa nas doações durante o ano de 2021? Seria o cansaço da população causado por esse longo processo de isolamento imposto pela pandemia?

Não dá para saber ao certo, mas é nítido que a crise e a desesperança aumentaram nos últimos meses. Segundo um estudo feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em março de 2020, o Brasil tinha cerca de 220 mil pessoas em situação de rua.

Além disso, dados do Gife (Grupos de Institutos, Fundações e Empresas) revelam que a filantropia no Brasil possui uma parcela muito pequena, representando apenas 0,5% do PIB do país.

Nesse sentido, é necessário fomentar a cultura da filantropia e da solidariedade em nosso país, especialmente em uma época de crise como a que estamos vivendo no momento.

Como você pode ajudar

Veja a seguir algumas formas de ajudar nessa época de pandemia:

1- ONGs

Diversas ONGs e associações estão precisando de ajuda nesse momento para aliviarem os efeitos da pandemia sobre aqueles que mais precisam.

Uma dica é usar o site Bora Doar, que reúne informações de campanhas por todo o país.

Além disso, há campanhas maiores, como o Tem Gente com Fome, que está entregando cestas básicas para o Brasil inteiro.

2- Doações de sangue

A importância da doação de sangue se intensificou ainda mais nessa pandemia, já que houve uma diminuição no estoque desde o ano passado.

Segundo a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), os locais de coleta de sangue já registraram uma queda de 30%.

Portanto, quem quiser realizar uma doação, deverá agendar um horário através do site da Fundação Pró-Sangue.

3- Asilos

Com a pandemia, o voluntariado em asilos passou a ser ainda mais importante para essas instituições.

Sendo assim, com as práticas de visitas sendo rigorosamente controladas, ainda é possível ajudar através de doações de alimentos e EPIs para os profissionais que trabalham nessas instituições.

Nós da Riopae temos consciência do nosso compromisso social enquanto empresa e apoiamos algumas instituições locais, como o lar de idosos Casa São Francisco de Assis e o abrigo infantil Novo Amanhecer, ambos em São João de Meriti. Em nosso canal do youtube, contamos mais um pouco de como é nossa parceria com esses locais, dê uma olhada!

Caso você tenha interesse em contribuir ou tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Gostou de entender mais sobre a baixa nas doações durante a pandemia? Então aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de conhecer os planos da Riopae.


Disponível em: A queda das doações na pandemia e os caminhos para ajudar. https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/03/23/A-queda-das-doa%C3%A7%C3%B5es-na-pandemia.-E-os-caminhos-para-ajudar. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.