Os pets melhoram a nossa saúde mental?

Os pets são excelentes companheiros para o nosso dia a dia, especialmente para quem busca um amigo querido para cuidar e ser cuidado. Mesmo que cada pet ofereça um jeito diferente de mostrar carinho e proteção ao tutor, ainda assim não deixa de ser praticamente parte da família.

E não é de agora que estudos demonstram o quanto o contato com pets no dia a dia faz bem para a saúde. De acordo com informações divulgadas pela Ala de Saúde da Prefeitura de São Paulo, foi percebido que cerca de 80% das pessoas que possuem pets em casa se sentem menos sozinhas.

E o fato de não se sentir sozinho, por si só, já oferece inúmeros benefícios à nossa saúde mental. Por esse motivo, neste post iremos abordar as vantagens, benefícios e influências de um pet para a nossa saúde. Confira!

1. São excelentes companheiros

Conforme vimos, nossos queridos pets são considerados como companheiros, e quando puxamos esse sentimento em nosso cérebro, tendemos a estimular uma sensação de amizade próxima, familiaridade e confiança.

Esses sentimentos são atributos que geralmente colocamos em pessoas que nos fazem bem e são extremamente queridas. Por isso, ter um pet é poder ter a certeza de que você não estará sozinho.

Infelizmente, esse sentimento é bastante comum para quem mora sem um companheiro humano ou vive longe da família e dos amigos por motivos pessoais ou até mesmo profissionais.

Os pets são verdadeiros amigos e se você deseja um lar mais alegre e feliz, aposte nos animaizinhos de estimação.

2. Animais de estimação contribuem com a redução de cortisol no sangue

Quando passamos por um dia extremamente ocupado e cheio de problemas pessoais ou profissionais para resolver, tendemos a ficar ansiosos e estressados.

Caso você não saiba, o hormônio responsável pelo estresse é o cortisol. Ele é produzido pelo nosso corpo quando entramos em estado intenso de alerta, nos deixando mentalmente esgotados e mal humorados.

No entanto, a doçura de um pet tem a total capacidade de trazer alívio e redução de estresse ao seu dono. Ou seja, seu animalzinho de estimação consegue te estimular a reduzir os níveis de cortisol do seu organismo e produzir dopamina (o famoso hormônio da felicidade e do prazer).

Com isso, não restam dúvidas: ter um pet em casa com certeza regula o nosso humor, trabalha a nossa saúde mental e torna os nossos dias ainda mais leves.

Imagina só você chegar em casa e perceber aquele rabinho de felicidade abanando ou até mesmo os miados de saudade quando você entra pela porta? Não existe sensação melhor.

No entanto, não nos limitemos apenas aos cães e gatos, ok? Existem inúmeros pets que também são excelentes companheiros.

3. Ter pets diminui e previne a depressão

Não é apenas o estresse que vai embora quando estamos perto de nossos amiguinhos. A tristeza também é reduzida quando dedicamos tempo para brincar com nossos animaizinhos, ou só por simplesmente estarmos perto deles.

Afinal de contas, alguns podem ser bem bagunceiros, mas trata-se de uma bagunça que incentiva-nos a movimentar, rir, conversar, se acalmar e, por fim, ficar leve.

Por mais bagunceiro que o seu pet possa ser, ele não fará você passar tristeza nesses momentos, desde que seja realmente um companheiro amado. Além disso, os pets — especialmente cães e gatos — tendem a perceber quando seus donos estão tristes.

Logo, eles se encolhem mais ainda no seu corpo e sempre estão por perto para cuidar de você — afinal, é exatamente isso que eles estão fazendo, mesmo que seja de maneira sucinta e pouco perceptível.

4. Pets previnem doenças do coração

Além de muito amor, os gatos, cães e outros tipos de pets ajudam na saúde do coração de seus donos. De acordo com informações divulgadas pelo CDC (Centro de Controle de Prevenção de Doenças) e também do NIH (Instituto Nacional de Saúde), nos EUA, percebeu que pessoas que criam bichos de estimação em casa tendem a possuir uma pressão sanguínea mais saudável, bem como níveis regulados de colesterol e triglicerídeos.

Em consequência disso, podemos presumir que são animaizinhos que agem diretamente na saúde do nosso coração e nos permitem viver de maneira ainda mais saudável por muito mais tempo.

5. Cães podem detectar hipoglicemia

Caso você não saiba, os cães podem detectar hipoglicemia em seus donos e, dessa forma, alertá-los sobre possíveis tratamentos para controlar a queda de açúcar no sangue. Essa pesquisa foi realizada e divulgada pela Universidade Belfast do Queens, na Irlanda.

A pesquisa indicou que os cães conseguem sinais diferentes de comportamento — aqueles sutis em que o próprio dono não percebe. Além disso, eles também captam os feromônios que liberamos através do suor.

No entanto, ainda não existe uma ciência exata sobre esse processo, porém os testes que foram feitos ganharam fama e tendem a ser discutidos e realizados com mais frequências. Os cães realmente podem farejar e alertar o dono sobre possíveis doenças, quedas de hormônios, entre outros.

6. Pets nos ajudam a socializar

Não tem como sair com seu pet em um parquinho e não conversar com alguém que também está lá para deixar o seu bichinho brincando ao ar livre. De forma indireta, os pets são extremamente chamativos quando são bem cuidados e tendem a atrair a atenção de todos — especialmente de crianças.

Uma parada aqui, outra parada ali, e quando vemos, já nos socializamos e conversamos com diversas pessoas. E como seres humanos, precisamos nos socializar em determinados momentos, pois esse processo é de suma importância para a nossa construção psicossocial.

Sem contar que socializar nos tira de eventos depressivos, ansiosos e estressantes, contribuindo ainda mais para a nossa saúde mental.

Conforme vimos, os pets realmente oferecem excelentes vantagens e benefícios para a nossa saúde. Por esse motivo, invista em um animalzinho de estimação para alegrar ainda mais o seu dia, e dessa forma, trazer mais vida, alegria, bem estar e muita paz para seus dias.

Agora que você já conhece os principais benefícios e vantagens que os pets oferecem para a nossa saúde mental, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e confira os nossos planos.



Disponível em: Animais de estimação melhoram a saúde e qualidade de vida. https://timedesaude.com.br/comportamento/beneficios-animais-saude/. Acesso em: 10 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.